Branqueadores ópticos: a Ilusão do Branco

As suas roupas estão mesmo brancas depois de as lavar? Tem mesmo a certeza?

Já alguma vez pensaram porque não recomendamos que se utilizem detergentes com branqueadores ópticos na lavagem das fraldas? O problema causado pelos detergentes comuns que relatei no meu post anterior acabou por me deixar mais desperta e curiosa acerca dos detergentes e da sua composição.

A maioria dos detergentes da roupa comuns contêm branqueadores ópticos. Depois de alguma pesquisa percebi que estes químicos são do “género ilusionista”  e iludem-nos  transmitindo uma sensação de brancura. Surpreendidos? Mas é verdade! Estes compostos (branqueadores ópticos) deixam resíduos na roupa que refletem a luz ultra violeta das roupas dando-nos a ilusão de estarem mais brancas do que na realidade estão! Estes  compostos não limpam mais intensamente! Os resíduos que deixam nos tecidos aparentam que as cores estão mais vivas do que na realidade. Se pensarmos bem no nome do composto percebemos que a designação até faz jus a esta explicação, são branqueadores ópticos, ou seja aos nossos olhos as roupas parecem-nos branqueadas.

Se são resíduos que não são eliminados nas lavagens, mas antes “colados” aos tecidos isso quer dizer que andamos a vestir roupas que não estão completamente limpas e carregam químicos? São estes branqueadores nocivos? Sim para ambas as questões! Estes químicos presentes nos detergentes acabam por afetar primeiramente pessoas com pele sensível, pois estas são as primeiras a manifestar efeitos nocivos. Já sentiram comichão e ardor sem razão aparente? Talvez sejam os efeitos nefastos dos branqueadores ópticos!!

No caso das fraldas reutilizáveis quais são os efeitos colaterais? Para além de mascararem a brancura dos tecidos, os branqueadores ópticos enfraquecem também os elásticos das fraldas, e colam-se aos tecidos de contacto das fraldas. Ao estarem em contacto 24horas com a pele do bebé, ainda mais numa zona tão sensível, podem provocar alergias muitas vezes atribuídas a outras causas e podem até permitir que a sua pele fique ainda mais sensível ao sol, queimando-se mais facilmente, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças de pele.

Incrível o que uma escolha aparentemente tão banal pode trazer para o futuro não é?

o que são os branqueadores ópticos?

o que são os branqueadores ópticos?

6 thoughts on “Branqueadores ópticos: a Ilusão do Branco

  1. Pingback: Alergias e Fraldas reutilizáveis | ecologicalkids

  2. Pingback: Radiação UV, factores de protecção e roupas com protecção solar | ecologicalkids

  3. Pingback: Como Estragar Fraldas Reutilizáveis | ecologicalkids

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s