As suas roupas estão mesmo brancas depois de as lavar? Tem mesmo a certeza?
Já alguma vez pensaram porque não recomendamos que se utilizem detergentes com branqueadores ópticos na lavagem das fraldas? O problema causado pelos detergentes comuns que relatei no meu post anterior acabou por me deixar mais desperta e curiosa acerca dos detergentes e da sua composição.
A maioria dos detergentes da roupa comuns contêm branqueadores ópticos. Depois de alguma pesquisa percebi que estes químicos são do “género ilusionista” e iludem-nos transmitindo uma sensação de brancura. Surpreendidos? Mas é verdade! Estes compostos (branqueadores ópticos) deixam resíduos na roupa que refletem a luz ultra violeta das roupas dando-nos a ilusão de estarem mais brancas do que na realidade estão! Estes compostos não limpam mais intensamente! Os resíduos que deixam nos tecidos aparentam que as cores estão mais vivas do que na realidade. Se pensarmos bem no nome do composto percebemos que a designação até faz jus a esta explicação, são branqueadores ópticos, ou seja aos nossos olhos as roupas parecem-nos branqueadas.
Se são resíduos que não são eliminados nas lavagens, mas antes “colados” aos tecidos isso quer dizer que andamos a vestir roupas que não estão completamente limpas e carregam químicos? São estes branqueadores nocivos? Sim para ambas as questões! Estes químicos presentes nos detergentes acabam por afetar primeiramente pessoas com pele sensível, pois estas são as primeiras a manifestar efeitos nocivos. Já sentiram comichão e ardor sem razão aparente? Talvez sejam os efeitos nefastos dos branqueadores ópticos!!
No caso das fraldas reutilizáveis quais são os efeitos colaterais? Para além de mascararem a brancura dos tecidos, os branqueadores ópticos enfraquecem também os elásticos das fraldas, e colam-se aos tecidos de contacto das fraldas. Ao estarem em contacto 24horas com a pele do bebé, ainda mais numa zona tão sensível, podem provocar alergias muitas vezes atribuídas a outras causas e podem até permitir que a sua pele fique ainda mais sensível ao sol, queimando-se mais facilmente, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças de pele.
Incrível o que uma escolha aparentemente tão banal pode trazer para o futuro não é?
Pingback: Alergias e Fraldas reutilizáveis | ecologicalkids
Pingback: Radiação UV, factores de protecção e roupas com protecção solar | ecologicalkids
Pingback: Como Estragar Fraldas Reutilizáveis | ecologicalkids
Ótimo texto
Obrigada! :-)´
é mesmo importante termos estas informações.
Ainda bem que gosta Luiza 🙂
Texto muito bom! só tenho uma pequena correcção técnica a fazer: os branqueadores ópticos absorvem a luz ultra-violeta e reflectem a luz visivel azul!