Cocó e fraldas ecologicalkids

Decidi fazer este post pois é sobre um assunto que levanta muitas dúvidas aos pais quando pensam em usar as fraldas reutilizáveis.
Quase todos os pais e futuros pais que atendo na loja fazem a tão esperada pergunta: “olhe, e os cocós? Como é com os cocós? Vão assim para o saco? A máquina não vai entupir? E a roupa que lavamos depois, não vai sair suja?
É uma questão que noto fazer ainda alguma confusão na hora de decidirem utilizar ou não as nossas fraldas, a prática acaba com todas essas inseguranças e chega-se à conclusão de que afinal é mais fácil do que poderíamos imaginar.
O João com 3 meses ainda só bebe leite, o cocó é muito liquido, tem uma cor alaranjada e não tem cheiro. Quando a fralda tem “presente” retiro os absorventes do interior e coloco directamente no saco de balde, o procedimento é exactamente igual à fralda só com xixi.
Alimento o João exclusivamente com leite materno, o cocó tem esse aspecto lindo que podem ver na foto 🙂 Mas durante o primeiro mês algumas vezes tive de dar suplemento, nessa altura o cocó ficou mais escuro e alguns absorventes ficaram manchados, mas com o sol e com a continuação das lavagens ficaram como novos!
Garanto-vos que a máquina nunca entupiu e a restante roupa de casa sai da máquina limpinha. O meu marido por razões profissionais tem de usar fato todos os dias, imaginem se as camisas dele ficassem com vestígios de cocó do João!! 🙂

Fralda suja de cocó :-)

Fralda suja de cocó 🙂

 

 

 

 

 

 

 

Para uma boa lavagem a fralda deve ser colocada no saco bem aberta para que na hora de ir para a máquina a água e o detergente RokinGreen passe em todos os cantinhos da fralda.

Quando saem da máquina vêm branquinhas! Às vezes na zona dos elásticos das pernas podem ficar com umas manchas muito ténues, mas eu como estendo as fraldas na varanda viradas para a luz quando as apanho as manchas já desapareceram! Podem ver nas fotos um antes e um depois! 🙂

Fralda depois de lavada e seca :-)

Fralda depois de lavada e seca 🙂

É muito importante a pré-lavagem para retirar o excesso de resíduos de cocó e urina, esta pode e deve ser feita na máquina, não há necessidade de lavar fraldas à mão.

Fraldas estendidas

Fraldas estendidas

Para quem prefere manter a fralda mais limpa na hora de ir para o saco de balde pode optar por utilizar os revestimentos bio degradáveis da Piriuki. Eu até agora não vi necessidade de usar no meu bebé pois as fraldas com a lavagem ficam impecáveis e o João fica mais confortável em contacto com o tecido.
Quando começar a introduzir novos alimentos o cocó ficará mais consistente e aí a teoria diz que é só sacudir o cocó para a sanita antes de ir para o saco de balde, quando passar à prática depois venho aqui deixar novamente o meu testemunho. 😉

6 thoughts on “Cocó e fraldas ecologicalkids

  1. Ola!

    Engraçado este post hoje…ainda ontem mandei um mail à ecologicalkids a por esta mesma questão. O meu bebé tem 2 meses e andamos. Fazer teste as fraldas. A primeira que usamos ficou realmente manchada mesmo depois de a ter lavado outra vez… Voces disseram- me para por O sol directo e foi o que fiz! E já está branquinha! Fantastico!
    Agora a minha duvida é: e no inverno sem sol?

    PS: obrigado pelos posts que a mim vao ajudando muito!

    • Eu moro em Lisboa pelo que temos bastante sol ao longo do ano, mas o que sempre notei com as minhas fraldas é que mesmo em dias nublados se eu deixasse a fralda ou o absorvente que tinha a mancha virado para a luz do lado de dentro da janela mas no parapeito todas as manchas desapareciam, mesmo naqueles dias de inverno cinzentos 🙂

    • Olá Cátia!
      Parabéns pelo seu bebé! 🙂
      Temos a sorte de viver num país em que, mesmo no inverno, vamos tendo uns bons dias de sol. Mas mesmo em dias nublados e chuvosos pode por as fraldas e absorventes a apanhar a luz natural, até dentro de casa num local onde entre luz directa (na marquise ou até no parapeito de uma janela).
      O facto de ficarem manchadas não quer dizer que não estejam limpas, é só uma questão estética de não gostarmos de ver as manchas. Como referi quando dei biberon ao João fiquei com um ou dois absorventes com umas manchas mais escuras que ao fim de 2 ou 3 lavagens e estendidos à luz acabaram por desaparecer. Acho que o Rockingreen também contribui muito para que fique tudo mais branquinho.

  2. Já agora, e o saco onde se guardam as fraldas sujas, não fica todo molhado?
    É que na altura que o meu menino usava fraldas, o saco ficava todo molhado, e eu tinha o saco dentro de um balde (do IKEA igual ao k vocês têm na loja em exposição) e dentro do balde então ainda ficava pior, não sei se por estar abafado! Acabei por tirar, mas ficava igual.
    O que é certo é que mesmo a utilizar o pó para a eliminação de odores, sinceramente nunca notei grandes diferenças :S com muita pena claro, afinal, torna-se desconfortável.

    • Boa tarde Vânia! 🙂
      No meu caso o saco não fica molhado, a não ser por dentro. Tenho o saco impermeavel dentro de um cesto de roupa suja que não tem tampa, a minha marquise é muito arejada e não sinto grande cheiro. Também evito ter as fraldas muito tempo acumuladas, normalmente lavo-as de 2 em 2 dias.
      Mas aconselho a quem tem as fraldas sujas em locais menos arejados a colocar o saco dentro um balde do lixo (daqueles em inox) com tampa. Quanto ao balde ficar molhado, é normal devido à condensação.

    • Olá!
      Eu tinha o balde das fraldas sujas dentro do quarto mesmo ao lado do fraldário, e nunca senti cheiros, o balde na minha opinião é fundamental para reter o cheiro exactamente como um balde do lixo da cozinha, eu tinha um balde do lixo branco com pedal que comprei num hipermercado e nunca tive cheiros. Quanto ao saco para balde ficava geralmente molhado junto ao fecho o que é normal e esperado por isso é um saco para balde, ou seja, tem de ser colocado dentro de um balde 🙂
      Também lavava as fraldas em cada 3 dias e tentava não as deixar sujas nunca mais que esse tempo, até porque como estava sempre a utilizar as minhas fraldas preferidas depois tinha pressa em lavar para as utilizar outra vez :-).
      O saco ficar húmido é de facto comum devido à condensação mas varia de acordo com a zona onde se coloca o balde, se for num sitio quente ou num sitio mais arejado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s