Primeiro quero começar por dizer que os produtos que escolhemos comercializar na Ecologicalkids são confecionados para durar e por isso somos os primeiros a testá-los, a lavar e secar, a utilizá-los numa base diária e apenas depois de passarem os nossos testes começam a ser comercializados nas lojas, assim, costumamos dizer que os nossos produtos são incrivelmente duráveis mas não são indestrutiveis e se não cuidados devidamente podem ficar inutilizáveis.
Vou agora mostrar-vos o que são fraldas danificadas e a razão de terem ficado assim de forma a melhor saberem porque é que somos tão rigorosos e não nos cansamos de distribuir manuais de utilização e sublinhar todos os cuidados que devem ter com os produtos ecologicalkids.
1.Uma das primeiras regras é não usar creme, sabão azul e branco, amaciador, detergentes com branqueadores ópticos, glicerina e parafina (recomendo que leiam o post sobre branqueadores ópticos para saberem mais sobre estes quimicos – aqui e o post sobre sabão azul e branco – aqui)
Isto inclui as nozes de saponária e o oleo de chá de árvore que podendo ser utilizados na roupa de bebé não podem ser utilizados nas fraldas, as nozes de saponária libertam oleo de saponina que entope as fraldas apenas numa lavagem, o oleo de chá de árvore também pela sua gordura não deve ser utilizado na lavagem de fraldas.
A razão desta recomendação é que todos estes compostos deixam resíduos no tecido o que significa que o espaço necessário para que o xixi passe para o absorvente fica ocupado de resíduos e a fralda fica com uma absorção diminuida e muitas vezes impermeabilizada este é o menor dos problemas deste post pois é solucionável e se desejarem saber mais sobre fraldas entupidas podem ler este post aqui.
Se o tecido de contacto ou os absorventes das fraldas se tornar impermeável é porque o tecido deve ter estado em contacto com algum dos compostos acima e ficou entupido (dá trabalho mas tem solução) existem mães que após mais de 5 anos a utilizar as mesmas fraldas estas nunca ficaram entupidas assim é mesmo fundamental cumprir sempre com as regras de lavagem.
Se o tecido do absorvente ou fraldas estiver entupido as gotas de água deve ficar por cima do tecido tal como nesta imagem.

Quando o tecido está entupido ficam gotas por cima dos absorventes ou tecido de contacto não sendo absorvidas
2. Não lavar acima dos 40ºC
A temperatura de lavagem é muito importante, a camada impermeável das fraldas é respirável e muito sensivel e é com ajuda de temperatura que por um processo parecido com derretimento adere ao tecido, ou seja, se a fralda for lavar a uma temperatura superior a 40ºC pode acontecer o efeito reverso e a camada impermeável descolar completamente.
Aqui está uma imagem disso mesmo para que aprendam a identificar:
3. Não secar a Fralda na máquina de Secar
Tal como a temperatura da lavagem pode danificar a camada impermeável da fralda também a secagem o pode fazer pelos mesmos motivos, neste caso o mais comum é a camada impermeável descolar e voltar a aderir mas em zonas erradas, ficando a fralda com este aspecto:
4. Não usar detergentes com enzimas. Não usar vinagre.
Neste caso o que estamos a tentar preservar é a resistência dos elásticos das fraldas que tendem a ficar quebradiços e com menos resitência em contato com a acidez do vinagre e com as enzimas dos detergentes, este cuidado aplica-se tanto às fraldas como a qualquer peça de roupa que tenhamos.
5. Não usar lixivia
A lixivia também faz com que os elásticos fiquem quebradiços e o tecido mais frágil, é demasiado abrasiva para a camada impemeável da fralda.
6. Demasiada vontade de abrir as molas 🙂
Embora não seja comum por vezes acontece uma mola saltar, algumas vezes tivemos os mesmos clientes com duas fraldas e com as mesmas molas que saltaram, neste caso não se preocupe que está coberto pela nossa garantia de dois anos nas molas (sobre esta garantia pode ler aqui), no entanto tal significa que existe uma tendência para fazer pressão sobre molas daquele lado especifico.
Caso tenham curiosidade sobre a questão:
Como se vê que uma fralda está mesmo, mesmo velhinha ?
Muitas vezes isso só se nota quando já chegámos ao segundo bebé, mas uma fralda bem cuidada geralmente dura para dois bebés na perfeição, quando já está velhinha o tecido stay dry, que antes mantinha o bebé afastado do xixi começa a ser menos eficiente, geralmente isto acontece na fralda que mais gostamos e que por isso lavámos e usamos mais vezes 🙂
Assim se a camada impermeável já não é eficiente significa que a fralda já ultrapassou a sua vida útil já está velhinha, isto tem relação direta com a quantidade de vezes e como as fraldas foram lavadas.
Também se as fraldas passaram por entupimento do tecido foram expostas a lavagens intensivas o que provoca maior degaste dos tecidos.
E agora perguntam – Se não podemos fazer nada disto o que podemos fazer?
– Lavar as fraldas até 40ºC
– Estender para secar
– Apenas os absorventes podem ser secos na maquina de secar
– Quando utilizar creme coloque sempre um revestimento a gordura danifica o tecido
– Lave as fraldas com 2 colheres de sopa de Rockin Green
– Ter no minimo 30 fraldas pois se apenas tivermos 12 o desgaste provocado pela lavagem das mesmas fraldas diminui a durabilidade, geralmente 12 fraldas servem para um bebé.
E pronto esta é a receita para fraldas que duram mesmo muuuuito tempo 🙂
Já estragaram alguma fralda? como foi?
Bom dia,
Por acaso ontem fui as vossas lojas reclamar com as fraldas Piriuki Night que comprei, e comecei a usar no meu bebe desde quase um mês de idade.
O que acontece é que comecei a notar apartir de 2 meses de idade, mais frequente agora com 4 meses de idade o body que ele usa por cima da fralda está húmido, não dos lados mas principalmente na frente. E somente com o máximo de 3 horas com a fralda. Como fui conhecendo as fraldas ja só uso essas em situações de pouco tempo e durante o dia, sempre usei com dois absorventes, da Piriuki um normal e outro de bambum.
A manutenção que tenho das fraldas sempre foi correta. Lavo as fraldas até 40ºC
– Estendo Lavar as fraldas até 40ºC
– Estendo para secar com os absorventes
– Quando utilizo creme coloco sempre um revestimento Piriuki
– Lavo as fraldas com 2 colheres de sopa de Rockin Green
– Tenho 24 fraldas
E ja fiz por duas vezes o desentupimento com amónia da rockin, lavei varias vezes só com agua e depois deixei uma noite de molho com amónia e tornei a lavar.
Não acho que estejam entupidas, mas algum problema com a parte impermeável.
Comprei também outras marcas como blueberry e bumgenius e não acontece o mesmo com estas.
Estou desiludida com esta marca e verifiquei ja nem existe estes modelos na vossa loja.
Gostaria que me ajudasse a resolver o problema, pois todas as fraldas que comprei foram na vossa loja.
Será que estao estragadas, terão defeito?
Beijinhos e agradeço por nos esclarecem sempre.
Carina Felizardo.
Cara Carina Felizardo, as suas Piriuki estão bem, não se preocupe, essa é uma caracteristica das Piruki night que é exatamente como as Drybees polar de noite, todas as frladas polar de noite quando o absorvente está saturado de xixi o exterior polar começa a absorver para evitar a fuga, o sentir a camada exterior humida é comum se o asborvente estiver ensopado em xixi. Essa caracteristica é a que faz como que muitos clientes gostem ou não gostem das Piriuki night e das Drybees polar de noite.
Pingback: Bumgenius 4.0 | ecologicalkids