Rotina de Lavagem

Acho que tenho fraldas suficientes para estar uns 5 dias sem as lavar 🙂 mas normalmente lavo-as de 2 em 2 dias no máximo 3, porque não gosto que estejam muito tempo acumuladas com o xixi.

Faço uma máquina com mais ou menos 20 fraldas, respetivos absorventes e toalhitas.

Tenho uma máquina de lavar siemens, não é propriamente recente pois já pertencia aos antigos proprietários da casa onde resido.

Considero-a um pouco limitada a nível de funcionalidades, por exemplo, a opção de pré-lavagem na minha máquina só é possivel associada a um programa de 60ºC, por isso não o posso utilizar, pois as fraldas devem ser lavadas no máximo até 40ºC!

Então seleciono primeiramente um programa de lavagem mais curto, a frio, sem detergente, em que as fraldas passam por várias águas de maneira a que quase todo o xixi e cocó seja retirado.

Depois inicio outra lavagem num programa intensivo (2 h) a 40ºC, com 2 colheres de rockin green. Por vezes, se vir que ainda é comportável, coloco juntamente com as fraldas a cobertura do muda fraldas, toalhas, ou outra roupa, sem que a máquina fique extremamente cheia, pois assim a lavagem não fica bem feita.
DSCF0510

As fraldas até agora têm ficado branquinhas e a cheirar a lavado! Já experimentei 2 aromas de detergente e a conclusão a que cheguei é que ficaram a cheirar ao mesmo, a lavado , isto é a nada 🙂
Utilizo o rockin green em toda a roupa do meu bebé!

Mais ou menos por volta das 3/4 semanas de vida do João, ele chorava muito e com receio que fosse fome dei-lhe algumas vezes suplemento de LA. O cocó ficou com uma cor esquisita, muito escuro. Nessa fase tive algumas fraldas e absorventes que ficaram manchados, mas a secar no estendal na varanda virados para a luz natural voltaram a ficar branquinhos!.
Nem é preciso estar sol, mesmo estando nublado, a chover, basta a luz do dia para branquear ou atenuar as manchas. Parece magia!

Tenho uma varanda bastante espaçosa, por isso tenho resistido à tentação de comprar uma maquina de secar, muito também pela questão da pegada ecologica.

Seco tudo no estendal na varanda e quando está a chover ponho o estendal na sala que está sempre aquecida e tudo seca num instante.
As fraldas secam numas horas e os absorventes se os puser à noite no dia seguinte de manhã estão secos.
Os de bambu demoram mais e os ergonómicos da Piriuki Luxe também.
DSCF0499 DSCF0498

3 thoughts on “Rotina de Lavagem

  1. Pois é, existem várias máquinas sem pré lavagem, mas a minha que já tem mais de 15 anos tem mesmo um botão que se chama “pré lavagem” fundamental mesmo com as fraldas! 🙂
    que estendal liiindo.

  2. Pingback: Cocó | ecologicalkids

  3. Pingback: A lavagem das fraldas cá em casa | ecologicalkids

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s