utilizar as fraldas

Quando estava grávida, os clientes que atendia na loja do Porto costumavam perguntar-me: “vai utilizar estas fraldas?” Eu respondia, mas é claro que sim!
Quantas vezes dei por mim a olhar para as fraldas expostas e  não ver a hora de as poder usar no meu bebé,  com todas aquelas cores, padrões, umas de velcro, outras de molas…
DSCF0462Apesar de já ter um sobrinho que as utilizou e de lhe ter mudado a fralda algumas vezes, hoje que sou mãe do João posso finalmente contar na primeira pessoa a minha experiência com  as fraldas Ecologicalkids.
Então o João tem cerca de 60 fraldas! Pois é, são muitas! Esta é uma das vantagens de trabalhar na Ecologicalkids! 🙂 E confesso que não sei se vou conseguir resistir à nova bumgenius e aos novos padrões da Blueberry (vi outro dia no site, a monsters é tão gira).
Mas 30 fraldas já é um número bastante confortável!
O João nasceu com 3,240 Kg mas perdeu cerca de 200 gr nos primeiros dias, logo que viemos para casa começamos a utilizar as fraldas recém nascido da Charlie Banana, que lhe ficavam mesmo bem ajustadas e pouco volumosas não interferindo com a molinha do cordão umbilical que caiu passado 5 dias.
Tenho 12 fraldas de recém nascido que não foram suficientes, no final de cada mamada o João fazia quase sempre um cocozito, tão depressa tinha um montinho de fraldas em cima da minha cómoda (onde lhe mudo a fralda) como já estavam dentro do saco de balde para lavar…
Então aventurei-me e comecei a por a uso as Fuzzi e as Bumgenius. São fraldas tamanho único, mas que ficam bastante reduzidas e não fazem muito volume.
Estava preparada e a pensar que tendo o João ainda pouco peso  com as tamanho único o xixi viesse para fora e ele ficasse todo molhado. Mas não, até correu bem e claro a partir daí comecei a usar todas as fraldas. Claro que preferencialmente sempre que estavam lavadas lhe colocava as recém nascido.
Confesso que as Fuzzi, são de todas as que nesta fase utilizo menos, com o rápido crescimento do meu chorão tenho de estar sempre a mexer no elástico e por essa razão não as considero tão práticas.
De inicio demoravamos (eu e pai) muito tempo a mudar a fralda, o João chorava imenso, esperneava, e nós sendo pais pela primeira vez não nos sentiamos confortáveis a manobrar um bebé tão pequenino ( a primeira vez que tive de o vestir fiquei toda transpirada!!). As blueberry de velcro deram um jeitaço, principalmente ao pai. 🙂  por serem mais fáceis de ajustar e de rápida colocação.
Atualmente o João está com 4,800 Kg e dois meses  e ainda utiliza as recém nascido durante o dia com 2 absorventes e as tamanho único com um absorvente mais grosso, à noite coloco um reforço.
O processo de mudar a fralda tornou-se rotineiro e divertido, faço-o normalmente no final das mamadas (de 3 em 3 h) em que ele está bem disposto e não chora. É sempre um momento em que aproveitamos para lhe dar muitos beijinhos, (fazer festas na barriguinha) e lhe conseguimos arrancar alguns sorrisos! 🙂
Como as fraldas são reutilizáveis não existe aquele problema de ter que gastar mais uma… Por isso mudamos-lhe a fralda com bastante frequencia, o facto de serem tão bonitas também é um incentivo.

Estou desejosa que chegue o Verão para que ele possa andar a mostrar a fralda!

A partir do momento em que fez 1 mês o João passou a fazer cocó apenas durante o dia e no máximo 2 vezes, mas quando faz é em doses grandes!! 🙂
Então de noite como sei que não vai fazer cocó, opto porque fique mais horas com a mesma fralda, reforço a fralda com um absorvente mais pequeno, coloco-a por volta da meia noite e com ela fica até cerca das 8h da manhã. Como o tecido fica seco não me preocupo em mudar, para não o despertar.
joao_cb

Carla

5 thoughts on “utilizar as fraldas

  1. Antes de mais parabéns pelo bebé lindo Carla! 🙂 Queria fazer uma pergunta relacionada com a lavagem das fraldas. Como tem corrido? É difícil o processo e refiro-me mais aos cocós que aos xixis. Esta é provavelmente é maior barreira à utilização destas fraldas… Obrigado

  2. Olá Ana, obrigado (é o meu primeiro comentário yuuuupiii).
    A lavagem é mesmo muito fácil como ainda só bebe leite basta colocar mesmo com o cocó as fraldas no saco das fraldas sujas e depois na máquina nem é preciso sacudir pois o cocó é completamente liquido, é escuro mas é apenas porque passa pelo sistema digestivo mas no fundo é só leite as fraldas saem branquinhas da máquina 🙂
    vou tirar uma foto ao saco das fraldas e logo que consiga faço um post sobre o tema (obrigado pela pergunta e ideia)
    Quando iniciar as papinhas o cocó passa a ser sólido e aí tenho de sacudir a fralda para a sanita e só depois colocar a lavar. Mas nesta fase é mesmo só usar e lavar.

  3. Parabéns Carla e felicidades para o pequeno João!
    Que saudades me dá ao ler o seu relato… parece que foi ontem e precisamente hoje já o meu terrorista mais novo faz 19 meses… o fã nº1 da Ecologicalkids (Guilherme) já tem 4 aninhos e o meu mais crescido e que se iniciou nesta experiência das fraldas reutilizáveis faz 6 aninhos no dia 16 de Julho!
    Tudo isto para dizer que é uma fase fantástica e passa demasiado depressa… há que aproveitar cada minutinho e não é por usarmos fraldas lavaveis que perdemos alguma coisa, afinal nós tb não usamos roupa descartável, certo? Eu, pelo contrário, acredito que ganhamos: rabinhos saúdaveis e muitas alegrias, muitas risotas na hora da muda da fralda e quando na rua ainda comentários ás nossas bonitas e vaidosas fraldinhas! 😉

    • Obrigada pelas suas simpáticas palavras Lúcia! É verdade, o tempo passa a correr… Quando vejo as fotos do João de há umas semanas já sinto saudades, mas estou a adorar esta grande aventura que é ser mãe! O João é um bebé Ecologicalkids desde os primeiros dias, as fraldas são muito práticas e não noto nada que tenha menos tempo para o meu filho por as utilizar. Fazem parte da nossa rotina e dos cuidados a ter com o bebé, tal como dar banho, dar de mamar, vestir… Sei que de 2 em 2 dias tenho de colocar as fraldas na máquina de lavar, da mesma forma que faço com a restante roupa. No final fica uma boa sensação de lhe estar a proporcionar o melhor; uma rabinho mais saudável e confortável, mais ecológico e com um “look” mais divertido! 🙂

  4. Pingback: fraldas ecologicalkids e creche | ecologicalkids

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s