A lavagem das fraldas cá em casa

É verdade que já abordamos aqui a  lavagem das fraldas, eu já fiz um post sobre esse tema, a Tânia também partilhou a sua experiência. Mas  como sei que é algo que suscita sempre tantas dúvidas hoje vou mostrar-vos “tim tim por tim tim”como é que fazemos cá em casa! 🙂
Afinal, as fraldas durante todo o tempo de utilização são submetidas a centenas de lavagens por isso é fundamental que este processo seja feito com alguns cuidados para que as fraldas não fiquem danificadas e possam ser reutilizadas o maior número de vezes possível.Normalmente ponho as fraldas a lavar de três em três dias pois tenho um número mais do que suficiente que me permite juntar cerca de 20 fraldas sujas, o dobro dos absorventes e as toalhitas. O saco para balde fica bem cheio, como podem ver na foto :-).

Saco de balde cheio de fraldas, absorventes e toalhitas

Saco de balde cheio de fraldas, absorventes e toalhitas

Saco pronto para colocar a lavar

Saco pronto para colocar a lavar

Na minha máquina a opção de pré-lavagem existe associada a um programa de 60ºC e como tal não o posso utilizar , pois as fraldas só podem ser lavadas a um máximo de temperatura de 40ºC.

Assim, em substituição da pré- lavagem selecciono um programa de lavagem mais curto a frio e sem detergente que tem a duração de 35 minutos. As fraldas são batidas e passadas por várias águas. Aqui o objectivo é ser retirado a maior parte do xixi e cocó antes da lavagem propriamente dita. 😉

A maquina cheia de fraldas sujas :-)

A maquina cheia de fraldas sujas 🙂

Pré lavagem só com agua

Pré lavagem só com agua

De vez em quando, utilizo  um programa mais longo de 50 min., também de pré-lavagem, a frio sem detergente, para retirar excesso de resíduos de detergente que as fraldas possam ter, se as deixo ficar mais tempo do que o normal dentro do saco ou se as fraldas estão mais sujas de cocó.

A pre lavagem que utilizo só às vezes

A pre lavagem que utilizo só às vezes

Finda a pré-lavagem, coloco uma colher de sopa de Rockingreen na versão hard na gaveta da máquina e selecciono um programa de algodões a 40ºC com lavagem intensiva que tem a duração de mais ou menos duas horas.

A Lavagem :-) , vêm em cima a colher com a dosagem que utilizo ?

A Lavagem 🙂 , vêm em cima a colher com a dosagem que utilizo ?

A lavagem :-)

A lavagem 🙂

No final desse tempo, as fraldas estão prontas para a fase seguinte! E estava morta por chegar aqui para poder por partilhar convosco o meu truque “cada tolo sua mania”! 🙂

A minha “inovação” consiste em  colocar dois cestos (ou bacias) junto à máquina e retirar absorventes para um, fraldas e toalhitas para outro. Fica tudo separado e na hora de estender é num instante fraldas num lado, absorventes noutro e toalhitas ao meio. 🙂

aqui estão :-)

aqui estão 🙂

Et Voilá! Estão a ver o meu estendal? Só prendo com molas os absorventes mais fininhos e as toalhitas que com o vento podem voar. Na hora de apanhar as fraldas fica tudo mais fácil, já ponho as fraldas organizadas por marcas e faço um montinho com os absorventes principais e outro com os reforços. As toalhitas estendo-as duas a duas. É num instante!

o meu estendal

o meu estendal

É importante que as fraldas fiquem com o interior virado para fora para que a cor não desbote com o sol e ao mesmo tempo se tiverem alguma mancha vão corando enquanto estão estendidasJá agora alerto para não deixarem as fraldas expostas directamente ao sol mais intenso agora de Verão durante muito tempo, pois a alta temperatura pode danificar os elásticos das fraldas e a camada impermeável.

De referir que coloco as fraldas sempre a lavar durante as horas em que possa espreitar se as águas finais já não fazem espuma. Agora já acertei com a dose de detergente, é só mesmo uma colher!
Nas primeiras lavagens que fiz parecia-me tão pouco que utilizava duas colheres e aí tive de fazer enxaguamentos extra porque a espuma custava a sair.

De qualquer forma, quem não tiver essa possibilidade e ponha a máquina a lavar durante a noite, aconselho a fazer sempre um enxaguamento extra para ter a certeza de que todo o detergente é bem retirado.

E vocês têm algum truque ou dica que queiram partilhar?

2 thoughts on “A lavagem das fraldas cá em casa

  1. Olá! gostava que partilhasse comigo qual o truque que usa para quando as fraldas ficam um pouco manchadas depois da lavagem e…está chuva. Tenho feito uma máquina de fraldas a cada dois dias e as fraldas com cocós que ficam mais tempo acabam por ficar com manchas mais persistentes 😦
    obrigada!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s