Com Setembro começam as rotinas, as nossas e as dos nossos bebés.
Como país adoramos que os nossos bebes tenham experiências estimulantes e saudaveis e cada vez mais a natação é uma escolha frequente.
Claro que chegados os 4 ou 5 anos os nossos filhos não vão ser nadadores profissionais mas dos 6 meses até essa idade podem disfrutar da adaptação ao meio aquatico e aprender a dominar certas habilidades dentro de agua.
Entre os beneficios da natação para bebés identificamos os seguintes:
- Desenvolvimento motor relacionado com a prática de atividade física que vai permitir uma melhor perceção do espaço e distancia beneficiando a coordenação motora.
- Permite a socialização do bebés com os seus pais e com outros bebes em ambiente relaxado e recreativo.
- As actividades que permitem o contato do bebé com a agua são calmantes e estes adoram, afinal aproximam-se da realidade vivida no utero. A maioria dos bebés adora o banho! J
- Fortalece o sistema cardiorespiratório e favorece a oxigenação pulmonar.
- Reforça o sistema imunológico.
Sabendo estas multiplas vantagens e convencidos que esta é uma atividade que queremos para o nosso bebé, convém ter algumas considerações.
Em relação à piscina, esta deve cumprir determinadas condições, a temperatura da agua que segundo os especialistas deve estar entre os 30 e 32 graus e o cloro não deve ultrapasar os 0’5% o 0,6%., e devem ser utilizados materiais adequados
Também convem assinalar que hoje em dia existem productos que podem substituir o cloro como o bromo (de eficacia similar mas sem efeitos secundarios como as irritacoes) ou o Ozono (que decompoe a materia organica sem deixar sub productos)
Outra questão a ter em conta na hora de increver os bebés são os horarios das aulas, é importante que esta atividade não interrompa momentos cruciais para o bebé como a sua hora de sesta e comida
Por último recomendamos que vistam roupa conveniente para a piscina recomendamos sempre os fatos de banho com fralda integrada, são parecidos com os de adulto mas têm uma camada absorvente exterior e elásticos que evitam as fugas de coco e como são lavaveis e reutilizaveis podemos utiliza-los sempre que formos a piscina.
Vai supreende-los saberem que a causa mais comum de aulas de natação para bebés canceladas são as fugas de cocós na piscina.
Com estas fraldas de natação vamos minimizar as fugas de cocó e como se utilizam sem a descartável por baixo são mais confortável para o bebé.
É importante lembrarmo-nos também de uma toalha e caso o bebé já ande umas sandalias ou chinelos.
Recomendamos também os sacos de transporte impermeavel onde podemos guardar toda a roupa molhada do bebé incluindo o fato de banho, evitando que molhe artigos secos na mala de maternidade e evitando o cheiro e formação de humidade.
Qual a vossa experiencia com a natação para bebé? Lembram-se de mais alguma recomedação?