Pois é, longe vai o tempo em que o cocó do meu João era amarelinho, líquido e quase inodoro! caso não tenham lido este post podem fazê-lo aqui
Com três refeições de sólidos por dia o cocó do João é agora mais duro. Na fralda fica um género de pasta que se desprende do tecido facilmente deixando apenas pequenos resíduos. .
A maior parte das vezes consegue-se sacudir totalmente para a sanita, ouvindo-se aquele som “adorável” do cocó a cair: ploff!!! 🙂
Agora quem é sensivel ao cocó de bebé deve fechar os olhos 🙂
A fralda vai para o saco impermeável praticamente só com o xixi.
A fase que pode ser mais complicada para os pais a este nível é quando o cocó não é sólido o suficiente para se conseguir sacudir, nem mole quanto baste para nos sentirmos confiantes a deixa-lo ir para a máquina.
Na primeira fase de introdução de alimentação complementar (almoço e lanche), o cocó do João passou a ser mais consistente. Ainda assim não tinha a solidez que permitisse retira-lo facilmente quando o sacudia.
Nunca cheguei a utilizar os revestimentos bio degradáveis que acredito que ajudem bastante nesta fase pois é só embrulhar o” presente” e deitar fora facilitando o processo de eliminação das fezes da fralda. Aconselho também ás pessoas mais sensíveis de estômago! 🙂
Como entretanto introduzi mais uma refeição o cocó tem vindo a tornar-se mais duro, então já é mais fácil e a maioria das vezes é só mesmo virar a fralda ao contrário na sanita e adeus cocó! J
Com os legumes e o suplemento de ferro que a pediatra receitou, as fezes tornaram-se mais escuras e o cheiro é também mais intenso, nada a que uma mãe não se habitue.
Não sei se acontece com os Vossos bebé, mas apesar do cocó agora cheirar pior, sinto dificuldade em perceber quando o João fez porque a fralda não cheira mal. Então tenho de espreitar ou meter mesmo o nariz entre a virilha e a fralda para me certificar.
A nível de alergias e assaduras não tenho episódios para contar, felizmente!
Apenas se não dermos conta que o João fez cocó e não mudamos imediatamente a fralda o rabinho fica um pouco marcado exatamente. Nestes casos limpo muito bem com as toalhitas, deixo algum tempo ao ar e na próxima muda a pele está como nova!
Confesso que pensava que iria ter alguma dificuldade com este lado da maternidade, mas agora não tenho nojo de nada; cocó, bolsado, vomitado (também acho que se for dos nossos filhos é diferente). Tanto eu como o meu marido lidamos bem e naturalmente com todo o processo de mudar a fralda, limpar o cocó, por a lavar…
Vejam só, as vezes que já falamos em cocó! Algum dia pensei em tirar fotografias a cocó?!
A maternidade tem destas coisas…