A nossa lavagem em… 3,2,1!

Pelo nosso blog vão encontrar vários artigos relacionados com a lavagem das fraldas reutilizáveis, mas sendo um dos temas que mais dúvidas suscitam resolvi mostrar-vos e falar uma vez mais como é que fazemos cá em casa.

DSCF8584 (004)c

1 – Coloco as fraldas sujas no saco impermeável para balde, este é o da Piriuki com fecho em baixo, basta abrir e sai tudo na máquina, sem precisarmos de sujar as mãos.

DSCF8569 (004).JPGDSCF8573 (004).JPG

2 – Cerca de 18 fraldas, dobro dos absorventes e toalhitas estão dentro da máquina e prontas para serem lavadas.

DSCF8576 (004)

2- Na gaveta, na zona do detergente coloco uma medida cheia de Rockingreen (Hard). Neste caso como achei que tinha muitas fraldas coloquei mais um bocadinho de detergente. A dose de detergente deve ajustar-se à quantidade de fraldas e absorventes que se tem para lavar.

DSCF8578 (003).JPG

DSCF8580 (005)DSCF8579 (003)

3- Escolho o programa Sintéticos com Pré Lavagem. A Pré Lavagem é muito importante! Nesta fase a máquina vai passa-las cerca de 20 minutos por água e retirar resíduos de cocó e o excesso de xixi dos absorventes. Assim, quando a lavagem é iniciada as fraldas já não estão tão sujas tornando mais eficaz a ação do detergente. Se quiserem ler mais sobre a importância da pré lavagem consultem este post: https://ecologicalkidsblog.com/2014/05/06/pre-lavagem-obrigatoria/

DSCF8581 (005)

4 – Este programa por defeito tem associada uma temperatura de 40ºC e centrifugação de 1200 rotações. Mas se eu quisesse poderia mudar. Às vezes, para secarem mais depressa ponho a centrifugação em 1400.

5- Seleciono a opção ECO que é mais demorada mas gasta menos energia

6 – E para finalizar escolho ainda fazer um enxaguamento Extra (botão extra ali no cantinho direito). Gosto de ter a certeza que o detergente é mesmo bem retirado e não ficam resíduos no tecido.

DSCF8583 (004)

Todas estas fases são programadas logo no início da lavagem que no total tem uma duração de 2h29m. A minha máquina tem capacidade para 8 kg e lavo só fraldas.

DSCF8582 (004).JPG

É importante que a máquina não vá extremamente cheia, estará tudo tão apertado que dessa forma a água e detergente não conseguem chegar a todos os cantinhos dos tecidos (é quase como se lavássemos as nossas mãos com elas fechadas, dentro não ficariam bem lavadas).

Contudo, também não devemos lavar só meia dúzia de fraldas pois aí não se vão esfregar convenientemente e como tal ficarão também mal lavadas. É fundamental colocar fraldas suficientes para que exista fricção ou caso se tenha poucas fraldas se misture outra roupa para que essa fricção exista.

O ideal é  encher a máquina até sobrar o espaço de um palmo de uma mão. Não se esqueçam também de ajustar a dose de detergente à quantidade de fraldas que vão lavar.

Escolham programas de lavagem intensivos! Lembrem-se que as fraldas estão muito sujas, os absorventes retêm muito xixi que por vezes estão 2 ou 3 dias à espera de serem lavados. Por isso faz toda a diferença que o programa escolhido seja de lavagem intensiva, seja indicado para roupa bastante suja e demore pelo menos 60 min.

Nestas 2h29 que a máquina esteve a lavar aproveitei para fazer outras coisas, inclusive passear e brincar com o João.

DSCF8585 (003).JPG

 

Depois da lavagem concluída, tirei tudo para o cesto da roupa e pus a estender na varanda.

DSCF8587 (003).JPG

DSCF8588 (003).JPG

Aproveitar que a chuva nos deu tréguas estes dias!

E vocês, como é a vossa lavagem das fraldas, alguma dica que queiram partilhar? Satisfeitas/os com as Vossas máquinas? Dúvidas?

Até ao próximo post!

Carla.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s