Já aconteceu: passei a usar pensos reutilizáveis!

Confesso que sempre odiei quando me vem o período, mas até nem é devido a ter dores ou muito fluxo, mas sim pelo facto de me sentir extremamente desconfortável com os pensos higiénicos descartáveis. Era habitual durante a primeira noite do período ter dificuldade em dormir, estava sempre com receio de sujar a cama, para não falar da sensação desagradável de comichão na pele causada pelo contacto com os pensos descartáveis.

Quando comecei a trabalhar na Ecologicalkids no mês de Maio, reparei que existiam os pensos reutilizáveis como alternativa aos descartáveis que eu tanto detestava e comecei a dar voltas na minha cabeça e a pensar no assunto. Para além disso, todas as colegas da Ecologicalkids usam os pensos reutilizáveis e sempre me contavam a suas boas experiencias, incentivando-me, até que me deram uns para eu experimentar. Como já me tinham acabado os pensos descartáveis, e antes de comprar mais, decidi dar-lhes uma oportunidade.

Coloquei o meu primeiro penso reutilizável pelas 8h30 da manhã e até às 12h estive com o mesmo. A verdade é que fui à casa de banho muitas vezes durante esse tempo porque achava estranho saber que estava com o período e não o sentir, pois a sensação era como se estivesse a usar apenas a cueca normal de algodão sem o penso. Quando reparei que já eram 12h, troquei, não porque precisasse (porque ainda aguentava mais fluxo), mas sim porque já tinha os pensos reutilizáveis novos e não me aguentava sem os usar.

Um dos meus medos antes de usar os pensos reutilizáveis era pensar que não absorviam o suficiente e que não secavam, de tal forma que me imaginava a guarda-los manchados de sangue até serem lavados na máquina. Ou seja, imaginava-me também a colocar os pensos ainda molhados e sujos de sangue com o resto da roupa. Mas não é nada disso, os pensos absorvem absolutamente tudo, nota-se que estão manchados mas não é uma cor vermelha intensa e a parte superior do tecido parece estar seca, pelo que não me causou nenhuma má impressão.

Para além disso, achava que os pensos reutilizáveis eram mais pequenos do que os descartáveis mas, como pude comprovar, os reutilizáveis são muito mais absorventes e não precisam de ser tão grandes como os outros

Também tinha medo dos odores provocados pelos pensos sujos durante os dias que estivessem à espera de ser lavados na máquina. Nada disso, tal como acontece com as fraldas descartáveis em relação às reutilizáveis, o que causa mais cheiro é o contacto do sangue em contacto com o perfume (que eu considero desagradável) que contêm os pensos descartáveis.

Assim, fiz já o meu conjunto de pensos reutilizáveis (aqui me podem ver na foto tão contente com todos eles na Ecologicalkids). Uma das coisas que tinha como certas era que queria ter pensos suficientes para aguentar os dias todos que durasse o período, pois viajo muito e pode dar-se o caso de não ter disponibilidade de os lavar na máquina e também porque não quero depender da máquina de lavar para nada.

retocada

retocada4

Passo a explicar-vos que pensos escolhi para mim, de que marcas e tamanhos, e o porquê desta eleição:

  • 1 pack de 3 pensos da marca Pink Daisy tamanho L (cor Pasley): Pink Daisy é a mesma marca que Blueberry. Estes pensos têm tamanhos maiores comparativamente aos de outras marcas, por isso quis ficar com uns de tamanho L. Tive muitas dúvidas , pois a verdade é que são enormes, contudo vendo o quão cómodos são vou confiar neles para as noites, uma vez que me mexo muito a dormir e sempre acabo por sujar a cama ou o pijama um bocadinho.
  • retocada2
  • 1 pack de 3 pensos salva slips Panty Liners da Charlie Banana (cor preto): me agrada este tamanho para o último dia em que estamos com o período ou para quando estamos a espera que apareça e queremos usar como precaução.
  • femininepadblackfinal_486432574560404f27e60c

Os packs de 3 pensos da marca Charlie Banana incluem uma bolsinha em preto, como mostra a foto anterior, que é impermeável por dentro. Vou usá-las para guardar tanto os pensos lavados (que se podem dobrar e ficar pequeninos tal e qual como aparece na foto) como os sujos (tendo em conta que comprei 4 packs tenho 4 bolsinhas). Quando chegar a casa simplesmente só tenho de colocar os pensos sujos num saco impermeável que tenho da Piriuki e ir juntando até o período acabar e por depois todos a lavar na máquina.

retocada3

E ASSIM, JÁ TENHO PENSOS PARA MUITO TEMPO!

5 thoughts on “Já aconteceu: passei a usar pensos reutilizáveis!

  1. ola!
    ainda bem que li este post, foi bastante esclarecedor… também tenho pensos (da Ecological Kids!) Charlie Banana e Pink Daisy (confesso que prefiro a parte em contacto da Pink Daisy, mas vou dar mais uma oportunidade aos Charlie Banana) 🙂 Mas… sempre me incomodou usar no Inverno pois eu fazia (faço!), apos os retirar, é passar abundantemente por água para retirar o excesso de sangue…. achei que nao poderia ser guardado durante muito tempo assim, com o sangue (!!!)… afinal, pode ser? quantos dias pode? podemos juntar outra roupa à máquina que lava esses pensos, ou convém dar, por exemplo, uma enxaguadela só com agua (na maquina) antes de os colocar a lavar normalmente?
    Como os comprei muito antes de os começar a usar, confesso que já não me lembro das recomendações das meninas da loja 😦
    Bjs

    • Olá 🙂
      Pode lava-los uma vez por semana se tiver suficientes.
      Deve lavá-los num programa para roupa muito suja.
      Pode lavá-los juntamente outra roupa, pense que é exatamente como se fossem umas cuecas que ficaram sujas de sangue colocamos a lavar junto com a roupa.
      O importante na lavagem é a eficiência do detergente, neste caso e ao contrario das fraldas os detergentes com enzimas são bons a retirar nodoas de sangue (fica a dica).
      depois conte-nos a sua experiência adoramos que os clientes partilhem as suas historias.

  2. Eu tenho um problema grande. Tenho os pensos manchados porque mesmo lavando mal os uso o sangue não desaparece totalmente. Será que estou a fazer alguma coisa mal? Lavo com detergente em pó, geralmente skip. Obrigada

    • Obrigado pelo contato 🙂
      Não lave com detergentes com branqueadores óticos toda a linha skip tem 😦
      Lave com detergente com enzimas que é bom para nodoas de sangue 🙂
      Nunca deve lavar a quente os pensos pois “coze” o sangue deve lavar no máximo à nossa fatura corporal

      • Okay. Vou mudar o detergente.

        Eu lavo tudo a 30°. É suficiente para lavar e eliminar bacterias e é melhor para o ambiente não utilizar temperaturas mais elevadas na máquina.
        Obrigada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s