Podemos ser ecológicos usando fraldas e toalhitas descartáveis?

Na Ecologicalkids entendemos que há tantas opções no que respeita aos cuidados a ter com os filhos quanto o número de pais que existem no mundo e, em cada um dos casos, estarão fazendo o correto se o fazem com amor e acreditando que é realmente o melhor que podem dar aos seus bebés. Ou seja, partimos do princípio de que todos os pais vão fazer o que creem ser mais saudável e acertado para os seus filhos, tendo em conta a sua forma de vida e possibilidades.

Desta forma, entendemos que é tão respeitável usar fraldas e toalhitas reutilizáveis como descartáveis. Contudo, cada vez há mais consciência dos danos que a maioria das fraldas e toalhitas descartáveis podem causar na saúde do bebé e no meio ambiente. É com essa preocupação que na Ecologicalkids procuramos oferecer produtos mais ecológicos e sustentáveis desde a produção até à sua decomposição na natureza.

Certamente vão ficar surpreendidos se vos dissermos que um bebé gera cerca de uma tonelada de resíduos durante os dois anos e meio de vida em que utiliza fraldas (descartáveis). Isto equivale que, cada ano, em Portugal, poderíamos encher mais do que um estádio da Luz com 900.000 toneladas de fraldas sujas.

Tendo em conta que estas fraldas demoram 500 anos a decompor-se, podemos ter uma noção bem precisa do prejuízo que causamos ao meio ambiente com a sua utilização.

Com estes números não queremos convencer todos os pais que nos leem a usar fraldas reutilizáveis, cada um faz as suas escolhas mediante as suas preferências e prioridades (apesar de serem cada vez mais os pais a optar pelas fraldas reutilizáveis) e é perfeitamente válido que assim seja. Mas, podemos escolher usar fraldas descartáveis e ao mesmo tempo ter em conta o meio ambiente e a saúde dos nossos filhos? A resposta é afirmativa!

Existem marcas, como a Bambo Nature e a Beaming Baby, que se encontram na Ecologicalkids e que têm em conta estas questões, apesar de comercializarem produtos que vão ser usados uma única vez. Partilhamos convosco algumas informações interessantes de cada uma das marcas.

As fraldas Bambo Nature (novidade na Ecologicalkids), são fabricadas numa unidade de produção onde 95% dos resíduos são reciclados. As matérias-primas utilizadas na produção destas fraldas são certificadas como sendo livres de produtos químicos nocivos, tais como branqueadores ou loções, minimizando assim o risco de reações alérgicas.

Para além disso, a celulose utilizada nos produtos Bambo Nature provém de florestas sustentáveis, onde o número de árvores plantadas é superior ao número de árvores abatidas.

O núcleo absorvente das fraldas Bambo Nature tem uma alta concentração de amido, ou seja, é um absorvente natural que é 100% biodegradável.

Surpreendentemente, o seu tempo de biodegradação (em determinadas condições de temperatura e humidade) é de 18 meses, tempo muito inferior aos 500 anos que demoram as fraldas descartáveis comuns.

Na gama de produtos Bambo Nature podemos também encontrar as toalhitas descartáveis, totalmente livres do composto Phenoxyetanol, presentes na maioria das toalhitas húmidas. Este composto é um famoso bactericida que pode afectar o desenvolvimento e a reprodução. É tóxico, razão pela qual está já é proibido em alguns países como, por exemplo, no Japão.

0_16906116255620e3e903dd9

A marca Beaming Baby já existe há algum tempo nas lojas Ecologicalkids e também nos oferece fraldas descartáveis mais saudáveis quer para o bebé quer para o ambiente; contêm 30% menos produtos químicos do que as fraldas descartáveis ​​comuns e 15% do que as fraldas consideradas ecológicas. A zona que está em contacto com a pele é naturalmente respirável. O exterior é feito de algodão natural e papel de amido de milho e no interior a camada absorvente é reforçada com 100% amido de milho natural.
As fraldas Beaming Baby são totalmente livres de cloro e apenas com plásticos limpos na zona do velcro e nas zonas de elástico.

As fraldas são 65% biodegradáveis (incluindo a embalagem) demorando cerca de 4 anos a decompor-se.

maxi__16481314075457b8419c15d

De referir que se quisermos ser ainda mais ecológicos, é importante colocarmos as fraldas sujas dentro de sacos também biodegradáveis, como os da Beaming Baby. Se usarmos sacos normais de plástico acabamos por anular o efeito biodegradável das fraldas uma vez que vão impedir a sua decomposição mais rápida em aterro. Os Sacos da Beaming Baby são 100% biodegradáveis podendo mesmo ser colocados na compostagem.

sacos_sem_cheiro_413059944537b5fff4c6ba_2122567231537ccebd2b286

sacos_com_cheiro_1616911010537b5e21d6ffb_580785849537ccea3233a4

Com estes dados, podemos responder afirmativamente à pergunta que dá título a este post!

Como sempre acabamos querendo saber a vossa experiência, neste caso com fraldas descartáveis ecológicas, e relembramos o lema da Ecologicalkis que no fundo resume algumas questões que aqui foram abordadas:

TODO O AMOR, TODO O CARINHO, TODO O FUTURO, AQUI COMEÇA UM MUNDO MELHOR.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s