Quando fomos conhecer a educadora do João e tivemos a primeira reunião no colégio, entre vários assuntos informei que o João usava fraldas e toalhitas reutilizáveis. A reação não podia ter sido melhor!
Não colocaram qualquer problema e mesmo nunca tendo tido nenhum bebé a usar e desconhecerem a forma de utilização mostraram-se entusiasmadas e com vontade de aprender.
Estaria a mentir-vos se dissesse que não estava nervosa. Sei que há muitos bebés que usam as nossas fraldas nos infantários sem qualquer tipo de constrangimentos e cujos pais vão partilhando comigo as suas experiências. Mas agora chegava a minha vez! E sim, tive um pouquinho de receio que colocassem algum tipo de objeção ou não se adaptassem e apesar de saber a teoria, será que agora na prática conseguiria eu organizar-me?
Foi com dedicação e um friozinho na barriga que preparei pela primeira vez a mochila para o João levar para o infantário. Para além das mudas de roupa que são normalmente pedidas, na mochila foram:
- 5 Fraldas V3 da Piriuki (neste momento as minhas preferidas) devidamente montadas com os respetivos absorventes (os dois) e com o revestimento. Não resisti e comprei mais 3 fraldas Piriuki dos novos padrões
- Um saco da creche da Wahmies (tenho dois para ir intercalando)
- Toalhitas reutilizáveis humedecidas com água e um pouquinho de gel de banho neutro dentro da bolsa impermeável também da Wahmies
- Toalhitas reutilizáveis secas
-
No primeiro dia que foi de apresentação, pudemos acompanhar o João à sala e ficar algum tempo com ele. Demos então a conhecer as nossas fraldas à educadora e auxiliares que as acharam muito giras e nada complicadas de usar. Fiquei contente e mais tranquila!
Como nesse dia o João esteve pouco tempo não utilizaram todas as fraldas e toalhitas que levei então ficaram lá para o dia seguinte.
As fraldas sujas, toalhitas e revestimentos só com xixi são colados dentro do saco impermeável e quando vamos buscar o João levamos para casa e pomos no saco para balde.
A logística tem-se mostrado muito simples e tem corrido tudo bem de parte a parte. Os receios iniciais que senti desapareceram.
Todos os dias preparo a mochila com 3 fraldas que são suficientes para esta fase em que vamos buscar o João cedo e ele não passa lá muitas horas. De qualquer forma no infantário junto com as coisas dele, têm sempre uma ou duas de reserva para o caso de ser preciso.
E a vossa experiencia, contem-me. Como é usar as fraldas reutilizáveis no infantário? Como organizam as mochilas?