A lavagem é uma questão associada às fraldas reutilizáveis que muitas vezes impede as pessoas de aderirem a esta modalidade mas, como o nome indica, são reutilizáveis e isso pressupõe que têm de ser lavadas.
A ideia é que seja sempre o mais fácil e simples possível, conservando as fraldas em bom estado por uns bons dois anos e meio.
Quero deixar-vos a minha técnica porque o meu bebé tem de usar sempre creme no rabinho e isso pode danificar as fraldas. Apesar de ele só usar fraldas de lavar à 3 meses (porque nasceu muito pequenino) e de lhe por creme em rigorosamente todas as mudar, as minhas fraldas não apresentam nenhum sinal de desgaste ou entupimento.
É por isso que julgo ser uma boa técnica 🙂
Então cá vai:
Em primeiro lugar é essencial que o creme seja pasta de agua e quando o aplicamos, temos de nos certificar que a o creme já foi absorvido pela pele. Eu tenho andado a usar uma pasta que deixa a pele branca(talco), nesse caso ele fica sempre com o rabinho branco mas tem de ficar seco, não pode ficar com o pastoso do creme na pele. (Recomendações da Mestre Tânia de Lisboa)
Quando acabo de mudar a fralda, esta na hora de tratar da que ficou suja. Costumo passa-las sempre por água juntamente como os absorventes. Isto porque não tenho um caixote fechado para elas(não porque não queira mas porque não consigo arranjar um cesto à medida da minha wc reduzida). Assim ficam sem cheirar mal, empilhadinhas a um canto da banheira à espera de irem para a máquina.
As fraldas reutilizáveis como já sabemos são muito mais económicas que as descartáveis, e para maximizar a economia eu só lavo à noite porque tenho o contador bi horário.
Chega às 22h e quando tenho 10/11 fraldas sujas (eu só tenho 16) é altura de lavar. E aqui é que reside a diferença. Eu coloco as fraldas e as toalhitas na máquina, depois coloco rockin green equivalente à quantidade de roupa que vou lavar e ponho o eletrodoméstico a trabalhar. Deixo-a meter água e girar o tambor durante aproximadamente 10minutos e desligo a máquina. As fraldas ficam de molho até à manhã seguinte.
Mesmo que o bebé suje alguma fralda durante a noite, pode sempre abrir-se a máquina e adicionar mais uma.
Às 6:30h, quando me levanto para trabalhar, coloco a máquina a lavar novamente e deixo-a fazer o resto do programa ainda durante o horário de vazio. Às 8h as fraldas estão prontinhas para o meu marido as estender. 🙂
As fraldinhas ficam impecáveis e sem vestígios de creme. Com uma boa rotina de lavagem consegue-se bons resultados sem ter de fazer “tratamentos ” ou “limpezas a fundo” às fraldas com a vantagem de não necessitar de fazer a lavagem a 30ºC.
Só temos de nos preocupar em ter fraldas suficientes para o tempo que as outras vão estar em manutenção.
Com a chegada do inverno, provavelmente vou ter de comprar mais fraldinhas para conseguir manter este sistema que me tem funcionado muito bem 🙂
Espero com esta sugestão ajudar as mães e os pais dos bebés que têm a pele sensível, e que o uso de creme não seja uma desculpa para facilitar o uso de fraldas descartáveis.
Beijinhos!!!
Joana Martins
____________________________________________________________________________________________________________________________
A Joana Martins é cliente da Loja ecologicalkids de Lisboa e mãe de um bebé lindo 🙂
A curiosidade maior na vida desta nossa cliente é que a Joana como o marido estão em casa com o bebé, trabalham ambos em part time e de manhã fica o pai como bebé e durante a tarde a mãe.
Uma opção de vida que estão a adorar 🙂