Decidi partilhar esta história convosco porque mostra a importância do contacto entre mãe e bebé, claro que foi um milagre mas a razão porque aconteceu foi esta mãe ter ficado com o seu bebé junto a si.
A mãe Kate Ogg teve os seus gemeos às 27 semanas, uma menina e um menino, a menina nasceu bem mas o menino depois dos médicos tentarem durante 20 minutos que respirasse sem sucesso foi declarado morto.
Nessa altura o médido com o bebé embrulhado vai entregá-lo à mãe e diz que infelizmente ele não conseguiu sobreviver.
A Kate, já sem esperança numa tentativa de sentir o seu bebé tirou-o da sua manta e colocou-o diretamente junto à sua pele , embalando-o assim ficou a falar com ele a acarinhá-lo durante duas horas; até que a coisa mais maravilhosa aconteceu, alguns goles de ar parecem sair de repente da boca do bebé, o que os médicos informaram ser um reflexo, para não terem esperança, nessa altura a kate coloca com o seu dedo umas gotas de leite materno na boca do bebé e este começou a respirar normalmente, passado uns segundos o bebé abre os olhos, movimenta a cabeça de um lado para o outro e segura com a sua mãozinha o dedo da mãe.
A Kate apenas soluçava e o médico dizia que não podia acreditar.
Passados alguns dias, esta mãe australiana falou publicamente, disse que o que fez foi instintivo e que acha que foi isso que salvou o seu bebé.
A kate contou que após 3 horas de parto e de vinte minutos a tentarem salvar o seu bebé o médico apareceu no quarto e perguntou? ” já escolheram o nome para o vosso bebé?” ao que eles responderam ” sim, Jamie” , aí o médico, com o bebé embrulhado nos braços disse ” Perdemos o Jamie, ele não conseguiu sobreviver, desculpem”.
Nessa altura a Kate despiu a sua camisa de dormir hospitalar, recebeu o seu bebé, tirou-lhe a manta e juntou-o ao seu corpo, embalando-o enquanto ela e o marido falavam com o bebé, dizendo-lhe como se chamava, que tinha uma irmã e falaram do que teria sido a vida dele e o que podiam ter feito juntos.
A Kate diz “que o Jamie de vez enquando fazia o reflexo de ar mas eu começei a sentir movimento e quando lhe dei a gota de leite ele começou a respirar”
Com o Jamie já com cinco meses a Kate foi com o seu marido e filhos a um programa de televisão australiano, fica aqui a reportagem caso desejem ver.