Fugas de xixi

Depois de 5 anos na Ecologicalkids e de 3 anos e meio a utilizar fraldas reutilizáveis no meu bebé, acho que consigo fazer um apanhado que ajude a resolver a questão das fugas, preparem-se para ler porque o post é comprido :-).
Primeiro e isto é importante para as novas mamãs, as fugas podem acontecer de tempos a tempos quer se utilize descartável ou reutilizável, a vantagem da fralda reutilizável é que podemos adaptar a absorção ao bebé.
A causa mais comum é o bebé já estar à demasiadas horas com a mesma fralda tendo em conta a absorção que esta tem, no entanto quando existem fugas permanentes isto pode ser indicativo de várias razões, e por isso acho importante partilhar convosco tudo!

As primeiras questões após a fuga são consideradas básicas, mas não pensem que são menos importantes, são mesmo as que devem considerar  primeiro:
A Fralda está bem ajustada na cintura e altura? pode -vos parecer muito básica, mas até eu me lembro e tenho fotos que o comprovam que quando o meu filho era recém nascido eu cheguei a colocar-lhe uma fralda tamanho único um tamanho acima nas molas da frente e não tinha bem a certeza do ajuste na cintura, pelo que toda a fralda estava larga, o ajuste é importantissimo, a fralda deve ficar bem ajustada na cintura e com o tamanho correto à frente. deve ficar justa à cintura e pernas mas que facilmente coloquemos o dedo por dentro dos elásticos, muito importante também é tentar aproximar o máximo possivel a fralda à virilha especialmente em bebés gordinhos.
Após a fralda colocada se estiver bem posta, não deve existir espaço entre a perna e a fralda, ou seja esta está justa à coxa como as nossas cuecas nos ficam ao corpo.
Aqui estão fotos de uma fralda tamanho Único (neste caso da Bumkins) bem posta a um recém nascido.

aproximar das virilhas o mais possivel a fralda

aproximar das virilhas o mais possivel a fralda

Apertar primeiro as molas das ancas (as primeiras) onde as pontas das abas vão dar não importa :-)

Apertar primeiro as molas das ancas (as primeiras) onde as pontas das abas vão dar não importa 🙂

E já está sem nenhum espaço entre a perna e a fralda :-)

E já está sem nenhum espaço entre a perna e a fralda 🙂

Estamos a mudar o bebé as vezes suficientes? Esta também pode parecer uma questão simples, mas a verdade é que os bebés apenas bebem leite, alguns muito leite mesmo a bexiga é muito pequena pelo que fazem mesmo muito xixi, para que tenham uma ideia um bebé faz nesta fase xixi mais de vinte vezes por dia. Acreditem, eu já passei por isso, quando temos um bebé, o dar de mamar de três em três horas quando por vezes ficam mais de 40 minutos a mamar, tentar que não bolse, dar-lhe assistência, sem darmos conta já passaram 4 horas e ele está com a mesma fralda cheia de xixi, a privação de sono inicial e toda a dedicação que os bebés precisam fazem com que inicialmente o nosso cerebro esteja, asssim, mais lento 🙂 e por vezes as horas passam sem darmos conta, quantas vezes já era meio dia e reparava que nem tinha tomado pequeno almoço 🙂 Por isso avaliem, bebés que para além do leite ainda bebem chá ou água fazem ainda mais xixi, por isso mudar frequentemente a fralda é regra número um.

A fralda é muito grande? o meu bebé nasceu às 36 semanas com 2,3Kg pelo que as tamanho único lhe ficavam muito largas, utilizei fraldas recém nascido e só a partir do meu bebé ter 5 semanas começei a utilizar algumas tamanho único, ou seja, ele foi passando pelas fraldas que lhe serviam, no entanto por vezes, especialmente quando utilizamos apenas fraldas tamanho único existem algumas marcas que aos 3,4Kg já ficam bem e outras que apenas aos 4,5Kg começam a ajustar.
Assim é importante verificar se quando colocamos a fralda existe um espaço entre e coxa e a fralda? se sim a fralda está larga.

Quando já passamos pelas questões acima e existe a fuga de xixi a primeira coisa que devemos verificar quando vamos mudar o bebé é se os absorventes já estão saturados de xixi (ou seja pesados, no máximo da retenção do xixi) ou se ainda estão meio secos e nota-se que conseguiam absorver mais.
Caso estejam saturados de xixi isso é indicativo que o xixi passou muito bem para o absorvente, a fralda está a absorver bem e sem resíduos no tecido, assim, para resolvermos a questão temos de aumentar a absorção, isto é se utilizavamos um absorvente passar a utilizar dois, caso já utilizemos dois absorventes passar a colocar um de microfibra e um de canhamo ou bambú por exemplo, para aumentar a absorção.
O ideal é ter pelo menos 3 a 6 absorventes de canhamo ou bambú para colocar na fralda das sestas ou durante a noite.

Caso os absorventes estejam meio secos, em que se nota que podiam absorver mais temos de avaliar várias questões:

A Fralda está entupida? a mim em 3 anos e meio de utilização intensiva nunca tive uma fralda entupida, no entanto já vi várias fraldas entupidas na maioria com gordura das pomadas, para evitar isso o importante é a utilização de revestimentos, podem ler sobre isso vejam este post
O objectivo do tecido de contacto é que deixe passar o xixi para o absorvente, se o tecido estiver com resíduos de gordura como a pomada ou detregente vai como que impermeabilizar a fralda, para avaliarem se o tecido das fraldas está entupido devem colocar um fio de água por cima do tecido e avaliar se este é absorvido para o absorvente da fralda ou se em oposição fica por cima do tecido tal como gotas de chuva em cima de um guarda chuva, se sim precisamos desentupir as fraldas, para saber mais sobre este processo leiam este post.
Se o bebé apresentar vermelhidão no rabinho nas nadegas (e não na zona que entra em contacto direto com o cocó) pode querer dizer que a fralda está com resíduos,os resíduos podem ser de detergente, de restos de pomada onde ficaram agarrados resíduos dos minerais do xixi, se a fralda após a lavagem cheira a xixi pode querer dizer igulamente que está entupida, se for utilizado amaciador a fralda fica imediataente entupida, detergentes com braqueadores opticos também deixa resíduos, pode ler mais sobre este assunto neste post.
Lembrem-se a lavagem correta obriga a uma pré lavagem só com água se possivel a frio mais longa ou curta dependendo se temos mais fraldas com coco ou xixi, e uma lavagem a quente (máximo 40ºC) com uma a duas colheres de detergente recomendado Rockin Green ou Potion (esta é mesmo a lavagem perfeita)

A Fralda já tem quantos anos? Por vezes e tal como tudo as fraldas ficam velhinhas a durabilidade das fraldas depende diretamente da quantidade de fraldas que se tem versos as lavagens, ou seja, se temos 30 fraldas e um bebé vamos com toda a certeza ter fraldas para dois bebés, se temos mais de 30 com toda a certeza vão dar para 3 bebés, no entanto se temos apenas 12 fraldas como as vamos ter de lavar muito mais em principio darão para um bebé. Isto é importante ter em consideração quando estamos a utilizar fraldas emprestadas, e para saberem mais sobre fraldas emprestadas podem ler este post. Verifiquem nas fralads mais usadas os elásticos e velcros e observem como estão as capas e camada impermeável ads fraldas se não têm buracos ou estão com a camada impermeável solta.

Fuga na zona da Barriga : Se o bebé tem fuga na zona da barriga devemos avaliar se o absorvente está tão colocado à frente que empurra o tecido interior para fora e o bodie toca nesse tecido, o comum é a roupa do bebé também absorver o xixi.
A fuga na zona da barriga também pode acontecer se o bebé gosta de dormir de barriga para baixo, neste caso seja menino ou menina devemos reforcar a absorção na frente da fralda, por exemplo dobrando a ponta do absorvente nessa zona ou colocando um absorvente pequeno de reforço na frente da fralda.
Por essa razão devemos ter as fraldas reutilizáveis da noite separadas das de dia pois por vezes exigem reforços em zonas diferentes da fralda e absorventes também diferentes, para ler sobre esta organização das fraldas leiam este post
Para estes bebés as melhores fraldas são as de Bolso e que tenham uma barreira impermeável na frente da fraldas como as Piriuki V3 ou as Bumgenius 0.4. No sistema de capas apenas as capas Flip têm esta barreira.
Avalie igualmente se a fralda já está pequena ao bebé e precisa de aumentar um tamanho ficando mai subida na cintura.

Fuga nas laterais: Avalie primeiro se os absorventes estão saturados de xixi, por vezes é indicativo de fralda muito cheia de xixi.
A razão principal desta fuga é a fralda estar muito larga ao bebé ainda existindo espaço entre a coxa e a fralda.
Outra das razões comuns desta fuga é o bodie do bebé estar muito apertado e espreme o centro da fralda afastando as laterais das pernas e obrigando o xixi a escorrer para os lados, utilizar um bodie um pouco mais largo pode bastar para resolver.
Se a fuga for sempre para o memso lado pode ser indicativo no caso dos meninos que a pilinha está em vez de colocada para baixo está a apontar para aquele lado.
No caso das fraldas de capa e fraldas de bolso avaliar se o absorvente está bem esticado e colocado.

Fuga de xixi na parte de trás: Se tiverem um menino avaliem se a pilinha está a apontar para baixo, pois se estiver a apontar para cima xixi escorre e sai por trás.
Esta fuga é mais comum num recém nascido especialmente se estiverem a maioria do tempo deitados
Avalie se o absorvente não está a sair por trás um pouco, ou se a tampa do bolso nas fraldas de bolso não está levantada.

Espero que este post vos ajude e se tiverem dicas partilhem, se um bebé utilizar fralda até aos 2 anos e meio mudamos a fralda cerca de 7000 vezes por isso acreditem em algumas semanas já estão umas experts 🙂

6 thoughts on “Fugas de xixi

  1. Olá, eu tenho gemeos com 4 meses e estou a usar as fraldas há cerca de um. Uso piriuki, bumgenius e blueberry. Lavo-as com rockingreen e faço dois enxaguamentos extra, não cheiram nada a xixi e os absorventes ficam bem cheios e pesados.
    Já tive algumas fugas durante a noite, mas nada que me preocupe, porque eles ainda são magritos.
    Agora uma coisa que reparo é esse teste de colocar um fio de água sobre a fralda, neste caso ele não é logo absorvido, fica ali bastante tempo, até passar para baixo para os absorventes. Achei que estavam entupidas, então resolvi fazer o mesmo numa fralda que ainda não usei neles, apenas alavei com água (sem detergente) apenas uma vez, quando a recebi em casa.
    Ora tenho 56 fraldas compradas na vossa loja em que me acontece isso e pelos vistos não estão entupidas. Afinal qual é o problema? Há aqui qulaquer coisa que não bate certo.

  2. Olá:-)
    O demorar tempo a ser absorvido não é necessáriamente indicativo de entupimento porque com o peso do corpo que abre os tecidos a absorção acontece mais rápido, a fralda entupida tem mesmo de ficar como um guarda chuva ou seja com pingos em cima que até rolam de um lado para o outro.
    Se no teste da água ela é absorvidas as suas fraldas estão óptimas:-)
    De qualquer forma pode avaliar a quantidade de detergente que utiliza experimentar utilizar uma colher em vez de duas ou apenas reparar através do óculo da máquina se quando está a fazer os enxaguamentos se existe espuma se não existe está a utilizar a quantidade certa.
    As suas fraldas parecem estar muito bem.

  3. Eu coloco apenas uma colher e as fraldas tem saido limpinhas. Enquanto tal ocorrer, nem aumento a quantidade. Até agora estou a adorar mesmo.
    Obrigada pela resposta.

  4. Olá. Eu tenho 1 menina com 2 meses e uso piriuki a 1 mes. Aa fraldas deixam passar muito o xixi nas virilhas. Ela faz muito xixi e o absorvente fica bem molhado, mas o que vejo é que na zona das virilhas que está molhada, está a capa molhada. Ha 1cm que fica sem o absorvente e ai fica molhado. Estarei a colocar mal o absorvente? obrigada pelo post

    • Olá:-) era perfeito se conseguisse visitar umas das nossas lojas. Mas se não consegue então tente com a mão esticar bem os absorventes e avalie se não está a usar o body muito apertado e está a “esmagar a fralda”:-)
      Nas meninas o absorvente fica com mais xixi no meio e na parte de tras da fralda se o body apertar no meio da fralda estamos a espremer o centro da fralda 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s