Swaddling

Quem tem experiência com bebés recém-nascidos sabe que muitas vezes eles despertam facilmente assim que os colocamos para dormir na cama, ou berço.

A American Academy of Pediatrics (AAP) diz que, quando feito corretamente, o swaddling, pode ser uma técnica eficaz para ajudar a acalmar os bebés e promover um sono mais tranquilo e sem sobressaltos. Um bebé recém-nascido precisa de sentir-se seguro, em um ambiente familiar, uma vez que passou bastante tempo num espaço muito pequeno e protegido no útero.

Ao embrulhar o bebé com o swaddle está a recriar-se o ambiente aconchegante do útero da mãe e a evitar-se que o bebé agite os braços e pernas, o chamado reflexo de moro, que pode acordar o bebé se ocorrer durante o sono.

Mas para utilizar esta técnica em casa é necessário seguir algumas orientações, para nos certificarmos de que o estamos a fazer com toda a segurança para o nosso bebé.

1.Pegue numa fralda quadrada (de preferência de algodão ou bambu), macia e respirável.

2.Estenda- a, em forma de diamante, numa superfície plana, pode ser na cama ou num tapete.

3.Faça uma dobra para dentro, no bico de cima de forma a formar um triângulo e coloque o bebé no centro, por cima da fralda, com os ombros logo abaixo da dobra.

 

4.Coloque o braço direito do bebé ao lado do corpo, ligeiramente curvado. Pegue a ponta do mesmo lado do swaddle e puxe-a com segurança cobrindo o braço e o peito, prendendo a ponta debaixo do bebé, nas costas. Deixe o braço esquerdo livre.

  1. Dobre a parte inferior do swaddle por cima dos pés do bebé e coloque a ponta, em cima, por dentro do swaddle.

  1. Coloque o braço esquerdo do bebé ao lado do corpo, ligeiramente curvado. Pegue o swaddle restante, e passe-o por cima do braço e peito do bebé, envolvendo-o levemente. Coloque a ponta do tecido que sobra debaixo do bebé para segurar o swaddle.

Certifique-se deque envolve o bebé de forma leve, caso contrário, isso pode interferir com a sua circulação sanguínea. Atenção! Devemos ter espaço para poder deslizar a mão entre o swaddle e o peito do bebé. Verifique também que o rosto não esteja coberto com o pano, pois isso pode causar dificuldade em respirar, por isso é que o tecido de musselina é bom para estar em contacto com o bebé, pois é respirável e o cruzamento da fibra é bastante aberto deixando passar o ar. Um embrulho inadequado pode levar a alguns riscos graves para a saúde, como sufocamento. Certifique-se de que nenhuma parte do invólucro cobre a boca, olhos ou nariz do bebé

Embrulhe o bebé quando ele está prestes a dormir. Quando está acordado pode deixá-lo sem o swaddle para brincar e poder sentir o toque da mãe que é tão bom e lhes transmite segurança e bem-estar.

Normalmente o swaddling, ou o embrulho, acalma o bebé até que ele tenha um mês ou dois meses de idade. Depois disso, o bebé começa a gostar mais de poder mover-se livremente em vez de estar com os movimentos mais restringidos.

O swaddling deve ser feito com um pano fino. O tecido de musselina de algodão ou bambu é o ideal, pois é fino, muito levezinho, maleável e não sobreaquece.

Cada bebé é único! Por isso garanta que qualquer técnica que utiliza com o seu bebé o deixa confortável e resulta com ele. O seu bem-estar e segurança é sempre o mais importante 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s