O Desfralde do João

Embora já tivéssemos tentado o desfralde no ano passado, por altura das férias de Verão, apercebo-me agora que o João ainda não estava preparado, que não demonstrava maturidade suficiente e que fizemos bem em não insistir. Embora com dois anos e meio na altura, ainda falava pouco e notávamos que a sanita e o pote o assustavam, chorava quando o sentávamos, levantava-se a fugir e não percebia muito bem o que pretendíamos que ele fizesse.

Adiamos o processo, sem dramas nem pressas.

Em Março deste ano voltamos a tentar em coordenação com o infantário. Ainda com a fralda começamos, em casa, a sentá-lo no pote e no infantário passaram a levá-lo à sanita (pequenina) com os outros meninos para se começar a habituar.

Sempre que o sentávamos no pote ele fazia xixi, e quando lhe apetecia também cocó J. Fazíamos muita festa, batíamos palmas, dávamos beijinhos e abraços para o incentivar.

Em Abril estivemos de férias e resolvemos tirar-lhe a fralda durante o dia e passar a usar as fraldas de treino reutilizáveis. São em formato de cueca, com cores/padrões apelativos e engraçados para as crianças, têm um absorvente cosido no interior e são impermeáveis. Aguentam um xixi evitando que passe para a roupa, mas ao mesmo tempo o tecido interior como é em algodão fica molhado de forma a que a criança sinta algum desconforto e identifique que fez xixi. São ótimas para usar nesta fase de transição.

A pedido do João, em vez do pote começamos a senta-lo na sanita com redutor ao qual se adaptou muito bem. De hora em hora tínhamos o cuidado de perguntar se queria fazer xixi ou cocó e de o ir sentar para fazer.
Joao_3

Ainda aconteceu uma vez ou outra, distraído com a brincadeira deixar escapar um ou outro xixi e notarmos que se sentia triste e envergonhado com isso… Mas em pouco tempo passou a controlar perfeitamente e a ser ele próprio a reconhecer e a pedir quando tinha vontade. Agora já só usa cueca como “os crescidos”.

Só durante a sesta, mais até do que de noite, é que tem sido mais complicado controlar pois quase sempre acorda molhado, pelo que temos mantido a fralda nessas situações.

Estou feliz por este marco no desenvolvimento do João, e ele também fica contente por conseguir fazer cada vez mais coisas e tornar-se mais autónomo.

Entretanto, com a ajuda de um banquinho já só quer fazer xixi de pé! 🙂

Joao 1

Sentimos mesmo que só agora ele estava preparado e que fizemos bem em não forçar antes, cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento e tudo fica mais fácil quando estamos também atentos aos sinais que eles nos vão dando para que o processo não se torne angustiante e um martírio para todos.

Agora mete-me confusão olhar e não ver aquele rabo volumoso da fralda 🙂

Estou praticamente a guardar a nossa tão vasta coleção de fraldas reutilizáveis, companheiras durante mais de três anos. Mas a desejar muito usá-las novamente 😉

E por aí, alguém a tentar o desfralde? Como foi a V/ experiência?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s