Amónia?

Se entrou neste mundo maravilhoso das fraldas reutilizáveis 🙂 vai notar que existe um produto que se chama anti amónia que se utiliza às vezes na lavagem das fraldas, e que por vezes as mães falam que as fraldas cheiram a amónia.
Então achei importante falar sobre o que é isto do cheiro a amónia 🙂

Primeiro, como é o cheiro a amónia? é um cheiro parecido com o sonasol, é um cheiro tão forte que até traz lágrimas aos olhos 🙂
Vai sentir este cheiro quando as fraldas já estão à alguns dias no saco para balde e especialmente nas fraldas da noite (pois são as que retêm mais xixi)

Para ilustrar este post escolhemos a foto, super divertida que a nossa super querida cliente Telma E.Santo nos enviou para o passatempo do dia do Pai do ano passado :-)

Para ilustrar este post escolhemos a foto, super divertida que a nossa super querida cliente Telma E.Santo nos enviou para o passatempo do dia do Pai do ano passado 🙂

Mas como é que isto acontece?
O nosso corpo converte a amónia em ureia, pois esta é menos agressiva, e se bebermos  muita agua e fizermos xixi frequentemente a ureia não tem tempo de ser converter novamente em amónia e como está diluida não se sente o cheiro, mas quando exposta ao ar ela transforma-se novamente em amónia, e uma molecula de ureia pode se transformar em duas moléculas de amónia, por isso tende a ficar mais forte quanto mais tempo temos as fraldas para lavar.

O que é normal no cheiro a  amónia?
O cheiro a amónia é normal e se lavarmos as fraldas de dois em dois dias corre tudo bem, e só temos de sentir o cheiro a amónia quando colocamos as fraldas na maquina.

Mas o cheiro a amónia também nos pode dar indicação que uma fralda está cheia de minerais de xixi e a lavagem precisa de ser revista, como?
Se as fraldas cheiram bem após a lavagem e depois de secar mas cheiram muito a amónia assim que o bebé faz xixi na fralda isto signifca que estão  e cheias de minerais de xixi e apenas sentimos o cheiro quando o xixi toca nos minerais  e ativa o cheiro a amónia.

O que fazer para prevenir?
– Fazer sempre pré lavagem sem detergente (sempre que lavar as fraldas)
– Sempre que as fraldas estiverem mais que dois dias para lavar coloque Anti amónia na pre lavagem (se não tiver anti amónia faça um enxaguamento extra no final da lavagem)
– Os absorventes são o elemento da fralda que mais pode reter os minerais de xixi, especialmente nas fraldas que escolherem para a noite, o ideal será fazer de vez em quando como prevenção uma lavagem a alta temperatura dos absorventes (apenas os absorventes nunca as fraldas).

Assim, o que fazer caso as fraldas estejam cheias de minerais de xixi?
Caso as fraldas já estejam assim recomendamos que façam uma lavagem a alta temperatura dos absorventes, tal como no post seguinte.
Caso não seja suficiente coloque os absorventes de molho em anti amónia ou na falta deste em Rockin Green durante uma hora em agua bastante quente
Faça de seguida uma lavagem normal.

E vinagre?
Não deve ser utilizado vinagre em fraldas que estejam assim pois neste caso o vinagre pode ativar mais ainda o cheiro, para além disso o vinagre pode danificar os elásticos e camada impermeável das fraldas. Assim embora o vinagre seja perfeito para outras lavagens domésticas no caso da amónia não deve ser utilizado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s