Fraldas reutilizáveis, um conceito antigo para um mundo novo?

Nunca tinha pensado em usar fraldas reutilizáveis até o meu ursinho nascer. Sempre me pareceu um conceito antigo, distante da realidade dos dias de hoje e que não fazia sentido se as fraldas descartáveis eram tão práticas…

O nosso gordinho nasceu (que nem era assim tão gordinho quando nasceu – 3,100kg) e usamos fraldas descartáveis. Usava uma marca da farmácia pois pareciam-me melhores que as outras e para os nosso bebés faz-se o esforço de gastar um pouco mais. Depressa comecei a perceber uma realidade para a qual não estava preparada, a mudar cerca de 10 fraldas por dia, mais toalhitas, fazíamos no mínimo um saco lixo de fraldas por dia.

Um dos nossos sacos de lixo diários antes das fraldas reutilizáveis

Um dos nossos sacos de lixo diários antes das fraldas reutilizáveis

Comecei a pensar se haveria maneira de reciclar as fraldas, já que levam 500 anos a decomporem-se em aterros, sei que certos países já o fazem e não são todas as fraldas, o que não é o caso de Portugal.

Por coincidência vi na Sic Notícias uma reportagem sobre a Ecological Kids em falavam sobre as fraldas reutilizáveis, não me pareceram o bicho de 7 cabeças que eu imaginava. Disse à minha mãe – Gostava de ir espreitar a loja, queres vir? – A resposta dela foi: és louca não te metas nisso! A experiencia dela ainda é a de fraldas de pano com alfinetes muito distante das fraldas reutilizáveis de hoje em dia. Mas foi comigo à loja. Depois de percebermos todo o conceito das fraldas. Eu sai de lá convencida, assim como a minha mãe. Comprei 3 fraldinhas reutilizáveis de bolso para experimentar, delirei! O rabinho do meu bebé estava tão sequinho e fofo! Voltei passados 3 dias para comprar mais umas quantas e encomendei um pack de 10 online também.

As fraldas descartáveis pareciam-me que cheiravam sempre a petróleo, a químicos, estas não.
E são muito melhores para a saúde do bebé, quer pela diminuição das assaduras, quer por serem mais frescas que para os meninos é muito importante.

Algumas das minhas fraldinhas reutilizáveis :D

Algumas das minhas fraldinhas reutilizáveis 😀

Percebi que o conceito das fraldas reutilizáveis pode ser antigo, mas estas são completamente adaptadas aos nossos dias. Não nos dificultam a vida em nada e são melhores para todos…especialmente para o nosso “rabinho de fraldas” 🙂 e para não atulharmos o planeta de sacos de lixo cheios de fraldas descartáveis que não se decompõe.

Adoro! Estou muito contente com a minha escolha. Sei que estou a fazer o melhor para o ambiente e o melhor para o meu filho! Estamos super felizes!

Sou a Raquel, mãe de primeira viagem de um gordo lindo de 3 meses que é o Gugu! O papá, adorou a ideia das fraldas e também as muda.
Só por os absorventes dentro das fraldas é que ainda é tarefa exclusiva da mãe.
O Gugu não utiliza fraldas reutilizáveis desde que nasceu mas agora que as usa fica com um rabiosque lindo dentro delas e já não quer das outras 😀

2 thoughts on “Fraldas reutilizáveis, um conceito antigo para um mundo novo?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s