Nunca tinha pensado em usar fraldas reutilizáveis até o meu ursinho nascer. Sempre me pareceu um conceito antigo, distante da realidade dos dias de hoje e que não fazia sentido se as fraldas descartáveis eram tão práticas…
O nosso gordinho nasceu (que nem era assim tão gordinho quando nasceu – 3,100kg) e usamos fraldas descartáveis. Usava uma marca da farmácia pois pareciam-me melhores que as outras e para os nosso bebés faz-se o esforço de gastar um pouco mais. Depressa comecei a perceber uma realidade para a qual não estava preparada, a mudar cerca de 10 fraldas por dia, mais toalhitas, fazíamos no mínimo um saco lixo de fraldas por dia.
Comecei a pensar se haveria maneira de reciclar as fraldas, já que levam 500 anos a decomporem-se em aterros, sei que certos países já o fazem e não são todas as fraldas, o que não é o caso de Portugal.
Por coincidência vi na Sic Notícias uma reportagem sobre a Ecological Kids em falavam sobre as fraldas reutilizáveis, não me pareceram o bicho de 7 cabeças que eu imaginava. Disse à minha mãe – Gostava de ir espreitar a loja, queres vir? – A resposta dela foi: és louca não te metas nisso! A experiencia dela ainda é a de fraldas de pano com alfinetes muito distante das fraldas reutilizáveis de hoje em dia. Mas foi comigo à loja. Depois de percebermos todo o conceito das fraldas. Eu sai de lá convencida, assim como a minha mãe. Comprei 3 fraldinhas reutilizáveis de bolso para experimentar, delirei! O rabinho do meu bebé estava tão sequinho e fofo! Voltei passados 3 dias para comprar mais umas quantas e encomendei um pack de 10 online também.
As fraldas descartáveis pareciam-me que cheiravam sempre a petróleo, a químicos, estas não.
E são muito melhores para a saúde do bebé, quer pela diminuição das assaduras, quer por serem mais frescas que para os meninos é muito importante.
Percebi que o conceito das fraldas reutilizáveis pode ser antigo, mas estas são completamente adaptadas aos nossos dias. Não nos dificultam a vida em nada e são melhores para todos…especialmente para o nosso “rabinho de fraldas” 🙂 e para não atulharmos o planeta de sacos de lixo cheios de fraldas descartáveis que não se decompõe.
Adoro! Estou muito contente com a minha escolha. Sei que estou a fazer o melhor para o ambiente e o melhor para o meu filho! Estamos super felizes!
Sou a Raquel, mãe de primeira viagem de um gordo lindo de 3 meses que é o Gugu! O papá, adorou a ideia das fraldas e também as muda.
Só por os absorventes dentro das fraldas é que ainda é tarefa exclusiva da mãe.
O Gugu não utiliza fraldas reutilizáveis desde que nasceu mas agora que as usa fica com um rabiosque lindo dentro delas e já não quer das outras 😀
Adorei ler o post Raquel , muitas felicidades para a sua familia .
Eu não tenho filhos e quero umas!!
São lindas e pelos vistos práticas 🙂