Fraldas e o Andar

Um dos mitos associados às fraldas reutilizáveis e que provoca alguma insegurança nas mães que as utilizam ou pensam utilizar é de que estas fraldas por serem mais volumosas podem atrapalhar o desenvolvimento da locomoção dos seus bebés e como tal atrasar o gatinhar e o andar.

Faço este post para vos tranquilizar. 🙂

Algumas mães já partilharam terem ouvido comentários e críticas desagradáveis em relação ao volume das fraldas reutilizáveis; que o bebé fica com um rabo muito grande, que vai ficar com as pernas arqueadas e andar à cowboy, etc.

Se o bebé já tem um ano e ainda não anda, começa a pressão! É a avó, a tia, o vizinho, a educadora… “Então ainda não anda? Se calhar é das fraldas!”

Fazem-se comparações e dão-se opiniões, muitas delas que nos deixam com a “pulga atrás da orelha” e inseguras, mesmo que saibamos ter feito a melhor escolha para os nossos filhos.

Em relação ao volume nunca me fez confusão e sempre soube que o facto de ser maior com as fraldas reutilizáveis teria até um efeito benéfico e terapêutico, pois obriga os bebés a manterem as pernas mais afastadas de forma a adotarem a postura correta das pernas alinhadas com os ombros e ficarem no futuro com um andar mais elegante 😉 !

Por ficarem com as pernas mais abertas também ajuda a corrigir e prevenir problemas de displasia da anca em bebés.

Não me esqueço de uma mãe que entrou na loja do Porto e me pediu a fralda mais volumosa que tivéssemos, pois o pediatra tinha aconselhado para tratar o problema da anca da bebé ainda de poucos meses. Soube mais tarde que ficou resolvido e não foi necessário o uso de aparelho! 🙂

O João tem sido um bebé saudável e tem tido um percurso “normal” no seu desenvolvimento, gatinhou aos 9 meses e vi-o dar os primeiros passos sozinho no dia em fez 13 meses. Agora já quer correr! E mesmo com a fralda da noite bem volumosa não há quem o pare.

Temos clientes com bebés que andaram aos nove, doze meses, outros aos dezasseis simplesmente porque cada um tem o seu ritmo e o facto de não andarem tão cedo não está certamente relacionado com o uso de fraldas reutilizáveis. Por isso descansem! 🙂

Agora em tom de desabafo, existe uma pressão sobre os bebés não acham? Começa desde o primeiro instante com o peso e a altura (das primeiras coisas que todos nos perguntam quando nascem).

Inevitavelmente até nós acabamos por comparar percentis com o bebé do “vizinho”, se já bate palminhas, se se senta, se gatinha, se anda ao um ano, se fala aos dois…

Por vezes ouvimos que X e Y já fazem uma data de gracinhas e o nosso não faz nada daquilo! 🙂

Eu não sou nada obcecada com essas coisas, claro que estou atenta, mas sei que eles se desenvolvem ao seu ritmo. Eu só quero aproveitar ao máximo esta fase em que ele ainda está num estado tão puro e tão pouco ou nada formatado.
DSCF1702

Para mim o mais importante é ver o João feliz e saudável, do jeito que é só dele. 🙂

4 thoughts on “Fraldas e o Andar

  1. A minha sobrinha sempre usou fraldas reutilizáveis e começou a andar aos 10 meses e meio. O meu sobrinho tem 9 meses, também usa fraldas reutilizáveis e é vê-lo a andar (por enquanto ainda agarrado a alguém), cheio de genica… A fralda nunca os impediu de forma alguma.

  2. 🙂 A última vez que me senti discriminada foi numa urgência de pediatria. o meu filho estava com uma candidiase na zona genital e no rabo, e a pediatra logo me avisou “que com estas fraldas, tem de mudar mais vezes a fralda”. Depois confirmei com ela q mudava de 3 em 3 horas e sempre que tem cocó (e que eu reparo, as vezes passa), excepto à noite, que pode ficar a noite toda. A senhora achou bem (concorda com a OMS…), o que me fez pensar, como fazem as mães que usam descartáveis?
    E sobre os marcos de desenvolvimento, demorei algum tempo, mas já não me preocupam :). Há dias brincamos cá em casa a dizer que, com quase nove meses, ainda não bate palminhas, mas qualquer dia já faz as fraldas dele 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s