Mais ou Menos absorção, quando?

Faço este post porque uma das perguntas que as mães ou futuras mães normalmente me colocam na loja quando decidem utilizar as fraldas reutilizáveis é a partir de quando têm de aumentar a absorção.

Por exemplo o João, nos primeiros dias fazia uns xixis que mal molhavam a fralda. Quando tive a subida do leite e ele passou a mamar muito e sem horários estabelecidos, em duas horas a fralda de recém-nascido atingia a sua capacidade de absorção, aí passei a reforça-la e a usar com dois absorventes pequenos.

Aos 3,5Kg comecei a utilizar também as tamanho único com um absorvente, passado um mês precisei de as reforçar e passei então a usar um absorvente grosso com a dobra à frente, mais um fininho. Sempre mudei de 3 em 3 horas e os absorventes saíam saturados de xixi 🙂
SONY DSC

Por volta dos 6 meses, com a introdução da alimentação sólida e dias de mais calor, reparei que os absorventes não saiam tão molhados, com o calor perdem-se mais líquidos pela transpiração e o João transpirava bastante! Também já não mamava tanto e por mais que insistisse com a água, até aí desconhecida para ele, nunca bebia muita.
Nesta fase cheguei a retirar absorção da fralda (tirei o absorvente fino) durante o dia dado que não era necessária.

Entretanto com a chegada do Outono, mais uma refeição de sopa à noite que ele começou a comer melhor, mais o leite materno tive novamente que reforçar a absorção e adicionar mais um absorvente nas fraldas! 🙂

Atualmente, o João durante o dia tem um pico de xixi, que é ao final do dia porque quer mamar assim que eu chego a casa e de seguida come um prato de sopa ao jantar, então já sabemos que vamos ter um mega xixi! 🙂 Sabendo disso prevenimo-nos com uma fralda reforçada da Piriuki, Bumgenius ou Blueberry ou então não esperamos pelas 3 horas para a muda da fralda.

Isto tudo para concluir que não existe um tempo definido a partir do qual se tem de aumentar a absorção, todos os bebés são diferentes. Até durante o dia podem ter períodos de fazer mais ou menos xixi dependendo da alimentação, da ingestão de líquidos, da temperatura a que estão expostos, de medicação que possam tomar,etc.

O importante é irmos conhecendo os nossos bebés e aprendendo com eles, existem fases que colocamos um absorvente, outras dois ou três e por vezes regressamos outra vez à fase de colocar um e reforçar durante a noite.

2 thoughts on “Mais ou Menos absorção, quando?

  1. Isto da absorção tem muito que se lhe diga.
    Quando começei a por as fraldas reutilizáveis ao meu rebento, quando ele atingiu o peso para as usar, começei pelo absorvente de reforço, aquele pequeno que vem com as piriuki e blueberry.
    Em todas as fraldas tinha fuga. Estava a ficar desesperada, já pensava inclusivamente que me tinham enganado na loja e que as fraldas não eram tão boas como diziam. Tentei perceber porque é que aquilo acontecia, então fui tentar eliminar variaveis. Pensei que fosse do ajuste, tentei em todas as posições possiveis da fralda. Pensei que podesse ter a ver com a forma como se “arruma” a pilinha, rapidamente percebi que para baixo é que é o caminho. E com a continuação vi que os absorventes estavam absolutamente encharcados quando os tirava. Agora é óbvio, mas na altura custava-me a crer que um bebé tão pequenino fizesse tanto xixi. Mas era mesmo!
    Então, mesmo antes dos 4k tivemos de colocar o absorvente duplo, que me fez imensa confusão porque parece que ele fica co um grande enchumaço no meio das pernas, mas teve de ser.
    O tempo foi passando e as quantidades foram aumentando, bem como os níveis de absorção. Agora com 10 meses, ele dorme 12h, a fralda da noite tem de levar um absorvente duplo piriuki, uma perola dos absorventes que vinham com a antiga piriuki v2 (são mais compridos que os absorventes de reforço) e ainda um absorvente de bambu.
    Não achamos bem acordar o bebé para mudar a fralda mas, se o xixi continuar a aumentar, talvez tenhamos de o fazer porque receio não conseguir enfiar mais nenhum absorvende no bolso de alguma fralda 😛

    • Olá Joanita,
      Por vezes misturar um duplo da Piriuki V3 (que é o absorvente que mais mililitros de xixi absorve 🙂 com um de cânhamo pode ser a resposta certa caso o seu bebé faça ainda mais xixi, mas em principio estabiliza, pelo menos eu senti isso com o meu filho 🙂
      Qualquer duvida recorra sempre ao nosso apoio ao cliente: clientes@ecologicalkids.pt
      Existem bebés que de fato fazem muito xixi, o que é saudável e positivo, é sinal que não comem comida salgada e não têm retenção e líquidos é sinal que tudo funciona bem 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s