Comemoramos um ano fraldas reutilizáveis!
A minha relação com as fraldas ao longo destes doze meses tem sido muito prática e encarada da forma mais natural possível sem dramas nem floreados.
A grande maioria das fraldas que possuo são tamanho único de bolso.
Tenho outros sistemas (tudo em um, pré-dobradas, ajustadas e capas, etc) mas elejo as de bolso como o meu sistema favorito porque é aquele que se tem adaptado melhor às minhas necessidades, aos meus gostos, à minha rotina, à minha família e principalmente ao meu bebé até esta fase.
Outras mamãs provavelmente terão outras preferências! 🙂
Continuo a adorar as Blueberry e as Piriuki V3 para a noite. O João mama de noite e faz muito xixi por isso reforço bem a fralda com bastante absorção. O facto de estas fraldas serem largas confere-lhes mais robustez permitindo colocar quando é necessário três absorventes no interior do bolso com facilidade.
Eu costumo usar sempre um absorvente duplo da Piriuki ou da Blueberry mais um de cânhamo ou bambu e consigo 10 horas de absorção e um rabinho bem volumoso! 🙂
Durante o dia continuo a mudar a fralda de 3 em 3 horas; um absorvente grosso e um reforço é suficiente. A escolha é vasta, Piriuki Luxe, Bumgenius, Fuzzi, TotsBots, pré dobradas com capas! 🙂
Fugas? Tive uma outra em que o body interior ficou molhado, quando o João adormeceu na hora em que devia estar mudar a fralda, se prolongou mais o sono durante a manhã, se não ajustei bem a fralda… Mas nunca tive nenhum episódio de ter que mudar a cama, ou mesmo a roupa toda por cocós que vão até ao pescoço! 🙂
Gosto do algodão e do bambu por serem fibras naturais e como tal mais ecológicas, mas noto que em contacto com o bebé não deixa a pele tão seca, tenho algumas fraldas com este interior mas utilizo durante o dia, por períodos menos longos.
Como não acho tão prático ter de colocar extras na fralda, até porque o João não pára quieto na hora da muda, evito usar os revestimentos reutilizáveis, por isso a minha preferência também pelo interior em stay dry.
Com a lavagem é sempre a mesma rotina, de dois em dois dias sei que tenho um saco cheio de fraldas para irem a lavar e pôr a secar. Agora com este tempo chuvoso que teima em não nos largar, os absorventes demoram mais tempo a secar e tenho recorrido aos aquecedores para contornar as adversidades do clima, mas com tempo seco e de Verão numa tarde fica tudo bem enxuto!
O mais difícil neste ano de utilização tem sido conseguir resistir a ter “só mais uma” quando é lançada uma nova cor ou padrão 🙂
A experiência até agora tem sido muito positiva e as fraldas fazem parte do meu dia e de quem convive com o João. Por vezes até me esqueço que são fraldas reutilizáveis, são simplesmente as nossas fraldas!