Creme de Muda e Fraldas Reutilizáveis, a minha experiência

Poder ou não colocar creme no rabinho do bebé na muda da fralda? Esta é uma das dúvidas de quem utiliza as fraldas reutilizáveis.

Os cremes que contenham parafina, glicerina estão contra indicados pois essas substâncias entranham-se no tecido da fralda, que fica em contacto com a pele do bebé, acabando por o entupir, criando assim uma barreira à passagem do xixi para o absorvente o que origina as tão desagradáveis fugas.
Para além disso muitos têm parabenos que é uma susbtânciia altamente cancerígena, e os pais tratam do eritema para prejudicam a saúde do bebé a outros níveis, mesmo sem saber.

Para quem utiliza este tipo de cremes a única forma de evitar entupimento é colocar um revestimento biodegradável ou reutilizável por cima da fralda de maneira a proteger o tecido.

Quase sempre, quando alertamos os pais para este assunto dos cremes de muda e o cuidado que devem ter para que as fraldas não percam a absorção, nos perguntam se existe afinal algum creme de muda que seja compatível com as fraldas reutilizáveis e possa ser usado sem restrições nos rabinhos mais ecológicos.

Depois de ter sido mãe também eu passei a ter essa preocupação dos cremes. Quando lia a composição da maioria das pomadas verificava que todas elas continham elementos químicos que não me inspiravam confiança…

Felizmente o meu filho tem uma pele ótima e nunca teve uma assadura por isso raramente precisei de lhe pôr pomada. Só quando algum cocó nos escapava e ficava mais tempo em contacto com a pele punha com muita precaução, sempre uma camada fininha, bem espalhada e com a certeza de que antes de fechar a fralda a pele já a tinha absorvido.
SONY DSC

Entretanto, a Ecologicalkids apresenta o bálsamo de muda da Bentley! Um creme à base de produtos naturais, sem químicos e 100% seguro para ser usado com as fraldas reutilizáveis.

Obviamente que reservei logo um boião e desde então é o creme que utilizo no meu filho de forma totalmente despreocupada pois sei que é suave e seguro para a pele do João e que não corro o risco de danificar as fraldas.

Confesso que como não utilizo os revestimentos foi um alívio para mim saber que agora podia estar tranquila cada vez que lhe punha creme, sem o “fantasma” do entupimento a pairar sobre as nossas fraldas!

Sempre que o João faz cocó, mesmo que não esteja vermelho, gosto de lhe aplicar um pouco de creme só para hidratar e acalmar a pele.

Após três meses de utilização estamos satisfeitos e recomendamos!

2 thoughts on “Creme de Muda e Fraldas Reutilizáveis, a minha experiência

  1. Obrigada pelo post… é bom saber que existem alternativas aos cremes para a fralda convencionais… nós feizmente nunca tivemos necessidade de usar… quando mudava a fralda limpava sempre com óleo de amendoas doced e embora a pele do meu filhote fosse atópica, funcionou sempre muito bem 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s