Brinquedos de conforto

Achei interessante falar-vos hoje da importância dos brinquedos de conforto, muitas vezes desvalorizados por nós adultos mas cruciais no desenvolvimento de muitos bebés. Se pertencem ao clube dos pais que correm atrás de naninhas, doudous e mantas iguais e se a própria lavagem se torna por vezes numa noite de desassossego e não compreendem o porquê, este post é para vocês!

37226

As naninhas, também chamadas de douduos são consideradas brinquedos de conforto ou transitórios. Este tipo de brinquedos são muito importantes para os bebés porque oferecem uma sensação de conforto e de proteção à criança que, com um objeto que lhe é familiar, se sente mais segura do que a rodeia.

Apesar de poder ser dada ao bebé em qualquer altura, estes brinquedos devem acompanhar o bebé desde o primeiro dia de vida já que ao longo do primeiro mês, o bebé ainda está a criar os primeiros laços fora da barriga da mãe, sem grande interferência a estímulos exteriores que ainda não tem desenvolvidos. O facto de o bebé estar sempre acompanhado por um mesmo objeto transmite-lhe a segurança necessária para enfrentar o desconhecido. Muitos teóricos defendem inclusive que tal situação abre espaço para o desenvolvimento criativo da criança e aumenta a sua confiança e capacidade de brincar.

É sempre bom ter mais do que um na cama, no ovo ou no carrinho. Muitos pais optam por ter apenas um e o bebé tende a ficar um pouco mais agitado quando o substituem ou colocam para lavar. Por outro lado, ter mais do que um elemento faz com que o bebé se mantenha na sua zona de conforto sem que se apegue ao brinquedo em demasia!

Com o tempo, à medida que o bebé se vai tornando confortável com o mundo envolvente, tende a substituí-lo por outro ou outros brinquedos. Em muitos casos, os brinquedos de conforto mantém-se os preferidos das crianças até aos quatro ou cinco anos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s