A decisão “Vamos utilizar fraldas reutilizáveis” e a família

A decisão de utilizar fraldas reutilizáveis quando anunciada pelos pais aos familiares e amigos por vezes é recebida com admiração e alguma desconfiança.

Alguns casais que atendi na loja partilharam comigo que ouviram comentários do género: “estão tolos? Lavar fraldas?! Que trabalheira!”

A minha teoria é que algumas pessoas ainda desconhecem o conceito e julgam que as fraldas reutilizáveis são só aquelas de antigamente que os nossos pais usavam; quadradas que se prendiam com alfinetes, se lavavam à mão e passavam a ferro.

Quando estamos grávidas sentimos uma série de inseguranças e dúvidas mas o meu conselho é que não se deixem intimidar por comentários menos simpáticos, não desistam dos valores em que acreditam e das escolhas que fazem para os vossos filhos.
Com o uso irão perceber que as fraldas são bastante práticas e a sua manutenção se for efectuada seguindo todas as indicações é muito fácil! É como eu costumo dizer “primeiro estranha-se depois entranha-se!” -:)

O trabalho que temos com as fraldas (e aqui percebo que possa ser um dos maiores receios das mamãs em relação à sua utilização), é encarado cá em casa como algo normal, tal como o trabalho que temos em por a loiça ou a nossa roupa a lavar. Confesso que o que dedico a tratar das fraldas é uma ínfima parte do meu tempo e faço-o com muito prazer e carinho. Agora estou bem mais à vontade para dizer que afinal não custa nada! 🙂

A nossa decisão de utilizar as fraldas Ecologicalkids já há muito que estava tomada, não só por eu trabalhar na empresa mas porque sempre adoptamos e promovemos no nosso dia a dia comportamentos ecológicos por isso não fazia sentido e nem sequer equacionamos outra opção. Para além disso a preocupação com o conforto do nosso bebé foi uma prioridade!

Por todas estas razões estava implícito e não foi surpresa para ninguém o João usar as fraldas Ecologicalkids!

A minha mãe adora as fraldas, para ela não há complicações, até porque teve a experiência de outro neto que também usou. É uma especialista em lavagem, às vezes até fica a olhar para as fraldas a rodar na máquina para se certificar se o detergente foi na dose certa, se a máquina está a meter a água suficiente, se é necessário um enxaguamento extra… 🙂

A minha sogra está menos familiarizada, o primeiro contacto prático que teve foi mesmo com o João, mas já lhe tem mudado a fralda sem problemas. A ela tive de explicar como se utilizavam, que o absorvente se colocava no bolso e que ia depois tudo para lavar. Sendo ela enfermeira reconhece que estas fraldas são bem mais saudáveis para os bebés tal como as toalhitas!

E com vocês, como foi anunciar à família “vamos utilizar fraldas reutilizáveis no nosso bebé?” Quais as reacções e comentários? Partilhem connosco!

2 thoughts on “A decisão “Vamos utilizar fraldas reutilizáveis” e a família

  1. UI a maior parte das pessoas achava que eu era louca! (aliás muitas das pessoas a quem eu conto ainda torcem o nariz) Acho que a melhor definição para a reacção dos meus pais era perguntar-me se eu sabia mesmo o trabalho que eu iria ter… mas depressa se adaptaram e até acham piada… ainda me dizem que acham que teriam menos trabalho com fraldas descartáveis… ao que eu respondo que para além de gastar mais dinheiro, destruia mais a natureza que gostaria de deixar para o meu filho desfrutar 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s