Toalhitas reutilizáveis

Os pais que decidem utilizar fraldas reutilizáveis na sua maioria escolhem utilizar também toalhitas reutilizáveis e desta forma eliminam por completo os produtos de uma unica utilização 🙂 já não se deita nada fora e acaba-se com o desperdicio associado à muda da fralda.
toalhitas de flanela de algodão

E agora, quantas ter? como utilizar? como transportar?

É fácil.
Devemos ter entre 40 a 60 toalhitas, ou seja 4 a 6 packs, eu estive a contar as minhas e tenho 86 mas o número confortável está mesmo nas 40 ou 60.

Para que servem?
Para limpar o rabinho do bebé, para limpar o bolsado, a carinha, para utilizar no banho, para assoar o nariz e muito mais 🙂

Para limpar o rabinho como se utilizam?
quando o bebé faz cocó molhamos duas toalhitas e passamos pelo rabinho do bebé, de seguida passamos uma toalhita seca, quando o bebé faz xixi utilizamos geralmente uma molhada e uma seca.

Como as arrumamos?
Em casa colocamo-las perto do fraldário para estarem sempre acessíveis, o que recomendo mesmo que tenham é uma garrafa térmica das que se carregam em cima, tal como as que existem nos hoteis com o leite, desta forma, mesmo que mudem a fralda ao bebé a meio da noite podem sempre humedecer as toalhitas com água morna. A carla tem uma e dá para ver neste post e neste

E mistura-se alguma coisa na água?
Isso depende de cada um , a Organização Mundial de Saúde não recomenda que os bebés sejam limpos com quimicos no primeiro mês, assim a recomendação é apenas água morna, depois quem deseja pode utilizar aquelas “primeiras aguas”  das marcas de cosmetica para bebés e misturar na água, quando o bebé já é mais crescido aí já se coloca um pouco do gel de banho, mas este ponto depende mesmo da preferência dos pais.

E quando estão sujas?
Quando estão sujas vão para o saco das fraldas .

E fora de casa? tem de se levar a garrafa térmica?
Não. Quando vamos sair colocamos umas 7 a 8 toalhitas humidas dentro de uma bolsa impermeável para toalhitas e andamos assim com elas exatamente como se faz com a descartáveis, quando sujas colocamos no saco de transporte.

Devemos ter toalhitas reutilizáveis diferentes para diferentes funções?
Acho que depende de cada pai, mas no meu caso a resposta é não. Eu tenho uma misturada de toalhitas, Piriuki, wahmies, swaddlebees, Charlie e Fuzzi, e misturo-as todas, todas são usadas no rabinho, no banho ou para assoar no nariz.
Embora se possa ter uma marca para limpar o rabinho e outras para a cara, a verdade é que depois de lavadas servem para todas as funções, é tal e qual como as nossas toalhas do banho nós limpamos o corpo todo às toalhas não limpamos a cara sempre na mesma zona com medo de termos anteriormente naquela zona limpo o rabo :-), por isso as mesmas toalhitas lavadas podem ser utilizadas para todas as funções.

Em resumo precisamos de:
4 a 6 packs de toalhitas (multimarca é mais divertido)
1 bolsa impermeável para toalhitas

A poupança é imensa e a durabilidade da toalhitas também, as minhas 86 toalhitas têm 8 anos de utilização diária 🙂 e estão todas perfeitas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s