Fraldas pré-dobradas

O sistema de capa e pré-dobradas é o sistema mais económico entre os sistemas de fraldas reutilizáveis. A maioria dos pais acaba por se afastar deste sistema por ser mais próximo do sistema tradicional das fraldas de pano e por isso decidimos desmistificar este conceito.

A fralda chama-se pré dobrada pois ao contrário das fraldas em gaze de algodão (musselinas) que precisam de dobras para obter mais camadas de absorção estas já têm as camadas de absorção cosidas, as fraldas pre dobradas são retangulares e divididas e 3 partes, as latetais e o centro, quando se diz que a fralda é de 2x6x2 significa que tem 2 camadas em cada lateral, 6 no centro, ou seja, se disser por exemplo 4x8x4 significa que nas laterais tem 4 camadas e no centro 8.

Como pode ser utilizado:

A forma mais popular de dobra para recém nascidos e menidas é dobrar a fralda em tres partes (tal como um absorvente) e colocar no centro de uma fralda capa, assim:

blueberry_dobras

piriuki_cover_staydry_fleece_web_506298709521b90b3ef02e A pre dobrada pode ser utilizada assim como um absorvente tendo um revestimento stay dry por cima e dentro de uma capa, desta forma não são precisos alfinetes ou snappis

Para os rapazes, como devemos ter mais absorção na zona da pilinha a dobra deve ser feita primeiro na base da fralda e só de seguida ser dobrada nas laterais, desta forma:
dobra_meninos_ecologicalkids

Untitled 3

Pode também utilizar a fralda completamente aberta e apertada com snappis ou alfinetes ou dobrada à frente e também apertada nas laterais.
snappi

Para o sistema de capa e pré-dobradas deve ter:

  1. Fralda Capa Impermeável: utilizada para tornar a fralda impermeável e, desta forma, não deixar que a roupa do bebé se molhe.
  2. Fraldas pré-dobradas: devem ser utilizadas uma ou mais dependendo das horas que o bebé vai ficar com a mesma fralda e da quantidade de xixi que cada bebé faz. Também pode ser utilizada para limpar o bolsado ou mesmo como um absorvente para colocar sempre que preciso nas fraldas de bolso.
  3. Um Revestimento Stay Dry: O revestimento stay dry, para feito rabinho seco, tem como objetivo afastar o xixi da pele do bebé permitindo no entanto que o xixi passe através do mesmo. Assim é possível manter o bebé confortável e seco. Antigamente, quando se utilizavam apenas os panos ou musselinas é que a muda era recomendada mais frequentemente (de uma em uma hora) porque o contacto permanente do bebé com o xixi e o cocó aumentam o risco de eritema.
  4. Detergente recomendado: que respeite as normas de lavagem tal como qualquer outra fralda reutilizável: Para que as camadas impermeáveis e a capacidade de absorção não sejam comprometidas e para que a pele do bebé não esteja em contacto com agentes reativos (estas fraldas tal como nos outros sistemas podem ser lavadas na máquina). Antigamente as fraldas eram normalmente lavadas com lixivia ou com sabonete azul e branco que, hoje, se sabe, que são produtos muito agressivos para estarem em contacto com a pele do bebé.

Vantagens e desvantagens

Se a preocupação principal na escolha de fraldas é a questão económica e ambiental esta é sem dúvida a melhor opção, assim como se o bebé ficar em casa. Estas fraldas são confortáveis, secam rápido e são fáceis de lavar. Além disso, têm a vantagem de não ser preciso ter a mesma quantidade de fraldas pré-dobradas e de capas já que pode reutilizar as capas várias vezes até que precisem de ser lavadas.

As principais desvantagens são o facto de implicarem mudas mais frequentes e serem mais volumosas o torna por vezes dificil o adicionar mais absorção. De qualquer modo poderá sempre optar por utilizar para a noite as capas com fraldas de contorno, que tem uma maior capacidade de absorção. Esta situação pode ser mais complicada para bebés que durmam muitas horas. A questão da creche também pode ser uma desvantagem já que este sistema por norma não é aceite na creche.

De quantas preciso

Para utilizar este sistema como a única solução para o rabinho do seu bebé recomendamos que tenha:

Para fazer uma máquina dia sim, dia não!

Deixe um comentário